Com a mudança do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 para o dia 31 de maio, o vencimento da cota única ou da primeira parcela também foi alterado para a mesma data. No entanto, o programa do IR 2021 tem dado erro, gerando o documento para pagamento do imposto com a data errada.
Segundo apurado pelo Uol, o documento de arrecadação federal (Darf) tem sido gerado com o vencimento para 30 de abril, em vez de 31 de maio. Vale destacar que, por conta da pandemia de covid-19, a Receita Federal prorrogou o prazo em um mês.
Por isso, o vencimento da cota única ou da primeira parcela do imposto foi prorrogado para até 31 de maio. Contudo, com este erro no programa do Imposto de Renda 2021, os contribuintes podem ficar receosos em pagar o tributo na data errada.
Com a mudança de data, pessoa pode realizar o pagamento até dia 30 de maio sem a cobrança de multa.
Receita Federal afirma que programa do IR 2021 será atualizado
De acordo com a Receita Federal, o programa do Imposto de Renda 2021 será atualizado até dia 2 de maio. O problema tem ocorrido na versão mais atual, a 1.2. Para verificar a versão do programa instalado no computador, bastar verificar no canto superior direto da tela.
O programa do IR será atualizado automaticamente. Com isso, o contribuinte não precisará baixar o programa novamente. Basta que o computador ou celular esteja conectado à internet.
A Receita ainda recomenda que o contribuinte que já imprimiu o Darf com a data de vencimento para 30 de abril, mas ainda não realizou o pagamento, imprima novamente o documento após a atualização.
Após a atualização, o documento estará com a nova data, 31 de maio. Este prazo vale para o vencimento da primeira parcela ou da parcela única.
Já com relação às pessoas que enviaram a declaração e optaram pelo pagamento da primeira parcela ou parcela única em débito automático, não será preciso enviar a declaração novamente. A mudança da data será feita pelo banco indicado de forma automática.