ESTES são os erros mais comuns na entrega do Imposto de Renda 2021

Os brasileiros têm até dia 31 de maio para entregar o seu Imposto de Renda para a Receita Federal. Porém, é preciso estar atento para não cometer erros e ter que retificar sua declaração, ou até acabar caindo na malha fina.

ESTES são os erros mais comuns na entrega do Imposto de Renda 2021
ESTES são os erros mais comuns na entrega do Imposto de Renda 2021 (Foto: FDR)

Os contribuintes que acabam caindo na malha fina, normalmente são por conta da sua declaração ter inconsistência como erros de digitação e até omissão de informações.

Isso faz com que o contribuinte tenha que retificar a sua declaração para saber se vai restituir ou pagar algo para a receita. Saiba os erros mais comuns e como evitar.

Erros de digitação

Informar valores errados é um dos principais motivos dos contribuintes caírem na malha fina. Pode ser um zero a mais ou a menos, números inseridos em campos trocados e entre outros.

Outro erro é usar pontos para separar reais e centavos. O programa só considera como separador de centavos a vírgula.

Acabar declarando dependente duas vezes

Algumas pessoas podem ser dependentes em somente uma declaração do imposto de renda. 

Os filhos que possuem pais separados, apenas um pode ser declarado como dependente.

Não declarar rendimento

Não declarar os rendimentos de qualquer tipo da Receita Federal pode colocar a pessoa na malha fina. Isso vale para os dependentes que têm rendimentos.

Confundir VGBL e PGBL

Essas são duas formas de aposentadoria privada e cada uma delas deve ser declarada de forma correta.

Despesas médicas sem comprovante

As despesas de saúde podem ser  deduzidas de forma integral no imposto, mas é necessário ter o comprovante de todos estes gastos.

Informar valor errado

Os carros, imóveis e outros bens seus e de seus dependentes devem ser declarados com o valor de aquisição, ou seja, o valor que foi pago no momento da compra e não o valor de mercado.

Ao cometer esse erro, o contribuinte pode aumentar ou diminuir o seu patrimônio.

Declarar 13º com outros rendimentos

O 13º salário não pode ser somado aos outros rendimentos tributáveis, pois ele é de tributação exclusiva na fonte e não possui direito de restituição. As tributações que são aplicadas no salário nos outros meses pode ser restituída.