IR 2021: Como incluir 1ª parcela do pagamento no débito automático?

Os contribuintes têm até o dia 10 de maio para colocar o pagamento à vista ou da primeira parcela em débito automático, e enviar a declaração do Imposto de Renda (IR 2021). Antes, esse prazo estava previsto até 10 de abril. 

IR 2021: Como incluir 1ª parcela do pagamento no débito automático?
IR 2021: Como incluir 1ª parcela do pagamento no débito automático? (Foto: FDR)

Aqueles que enviarem a declaração depois do dia 10 de maio vão precisar emitir o Documento de Arrecadação Federal (DAF) do pagamento à vista. Ou da primeira parcela do próprio programa do IR 2021, e fazer o pagamento direto no banco ou por meio do site ou aplicativo da instituição financeira.

Prazo para enviar a declaração do IR 2021 alterado

A Receita Federal prorrogou o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda de 2021 do dia 30 de abril para o dia 31 de maio. A ideia é amenizar os transtornos provocados pela pandemia, causada pelo novo coronavírus. 

Aqueles que atrasarem a entrega da multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

Multas

O vencimento do imposto será no dia 31 de maio, mesmo que esteja em débito automático

Como colocar o pagamento do IR em débito automático 

Primeiro verifique se terá imposto a pagar no IR 2021. Caso tenha imposto a pagar e quer colocar o pagamento à vista ou das parcelas em débito automático.

É necessário acessar o programa de declaração, localizar no menu do lado esquerdo da tela a ficha “Resumo da Declaração”. 

Depois, entre no item “Cálculo do Imposto”. O programa abrirá uma tela que informa o valor do “Imposto a pagar”. 

Ao lado do valor, há um quadro com as abas “Parcelamento” e “Informações bancárias”. Entre na aba “parcelamento”.

Caso queira pagar o imposto à vista, selecione o número “1” em “número de quota”. A opção só é válida até 10 de maio.

Após o dia 10, só será possível colocar a 2ª quota em diante no débito automático. 

Sendo assim, selecione a bolinha ao lado de “A partir da 2ª quota”. Para concluir o processo, entre na aba “Informações bancárias” e preencha o nome do banco, agência e conta com dígito (DV) onde o débito automático do imposto deverá ser feito. Vale lembrar que a conta precisa ser do mesmo titular da declaração.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!