IPTU 2021 tem data de vencimento marcada para esta semana no Recife

Nesta sexta-feira (30), vence o prazo para pagamento com desconto de 10%, em parcela única do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) de 2021 no Recife.

IPTU 2021 tem data de vencimento marcada para esta semana no Recife
IPTU 2021 tem data de vencimento marcada para esta semana no Recife (Imagem: Montagem/FDR)

Este benefício vale para o pagamento do imposto referente a imóveis residenciais ou comerciais do Recife, com parcelas vencidas ou a serem liquidadas.

Esta iniciativa da Prefeitura do Recife, coordenada pela Secretaria de Finanças do Município, faz parte das ações econômicas para diminuir o impacto causado pela pandemia de covid-19. A votação aconteceu neste mês de abril na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito João Campos (PSB).

Emissão da nova guia para pagamento do IPTU no Recife

Os contribuintes interessados no benefício poderão emitir uma nova guia para pagamento do IPTU com desconto de 10% no Portal de Finanças da Prefeitura do Recife.

Além disso, é possível de ter acesso ao documento ao comparecer ao Centro de Atendimento ao Contribuinte. Neste caso, há a necessidade de agendamento prévio. O procedimento pode ser feito pelo portal.

Outras ações da Prefeitura

Além da possibilidade de desconto no IPTU e TRSD, o prefeito João Campos anunciou recentemente outras ações para Recife.

No início de março, o prefeito anunciou a prorrogação do IPTU e Imposto Sobre Serviços (ISS) de bares, restaurantes, lanchonetes e do setor de hotelaria da cidade. Com esta medida, a Prefeitura calcula um impacto econômico de R$ 8,5 milhões.

Ainda em março, o prefeito solicitou à Associação Brasileira das Secretarias de Finanças de Capitais (Abrasf) a prorrogação do prazo de pagamento do ISS de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte vinculadas ao Simples Nacional.

Este pedido foi aceito e, com isso, a Prefeitura deverá beneficiar cerca de 19,5 mil empreendedores presentes nestes setores. Para os cofres municipais, haverá um impacto de R$ 36 milhões por conta desta medida.

Na ocasião, João Campos havia dito que a decisão atendia um pleito para oferecer melhores condições aos microempresários da cidade. Ele ressaltou o desejo de ajudar quem está gerando emprego e quem está gerando renda.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.