Está devendo IPVA? Confira como consultar valor e negociar a dívida vencida

Ao longo dos anos, milhões de proprietários de veículos devem realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Independente do motivo, quem está devendo IPVA ainda pode consultar o valor da dívida e negociar os valores.

Está devendo IPVA? Confira como consultar valor da dívida e negociar
Está devendo IPVA? Confira como consultar valor da dívida e negociar (Imagem: Montagem/FDR)

Em cada estado, as regras relacionadas ao IPVA são diferentes. Para evitar problemas posteriores, os contribuintes devem estar atentos às normas estabelecidas na respectiva região.

Pela falta de condições financeiras ou por perder o prazo de pagamento, diversos motoristas deixam de pagar o tributo.

O não pagamento pode resultar em diversas consequências negativas. Caso o imposto não seja quitado, o contribuinte não poderá realizar o licenciamento do veículo. Consequentemente, não será possível conduzir o respectivo bem.

Além disso, o atraso no IPVA poderá resultar em envio de um comunicado com o prazo para pagar a pendência. Se o valor não for quitado, a pessoa poderá ter o nome registrado em órgãos de proteção ao crédito.

Como consultar valor da dívida e negociar para quem está devendo IPVA

Caso o pagamento do imposto não seja feito na data prevista, o contribuinte deve tomar as providências necessárias para quitar a dívida. De forma geral, os Correios tendem a enviar uma carta que informa a quantia e a data para pagar o IPVA atrasado.

Os Interessados ainda podem comparecer a um posto da Secretaria da Fazenda da cidade para verificar se há alguma dívida pendente.

O débito pode ser consultado no site da Secretaria da Fazenda do respectivo estado. Neste caso, o contribuinte deverá inserir os dados do Renavam e placa do veículo. Por meio do site, a pessoa poderá imprimir o boleto de pagamento do imposto.

Dependendo do estado, o devedor poderá quitar o tributo no valor total ou parcelado com acréscimo de juros. Para saber sobre as condições de parcelamento, é importante estar atento às regras indicadas no portal estadual.

No momento da escolha da forma de pagamento, vale avaliar a condição financeira pessoal.

O carnê do IPVA pode ser pago pela internet, na página do banco em que a pessoa possui conta. O pagamento ainda pode ser realizado em uma casa lotérica, caixa eletrônico ou em uma agência física do respectivo banco.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.