Auxílio emergencial no DF vai incluir motoristas DESTES segmentos

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou o Projeto de Lei que permite novos pagamentos do Auxílio emergencial no DF. Nessa nova rodada serão incluídos taxistas e motoristas de transporte escolar que atuam no Distrito Federal.

Auxílio emergencial no DF vai incluir motoristas DESTES segmentos
Auxílio emergencial no DF vai incluir motoristas DESTES segmentos (Imagem: Renato Alves/Agência Brasília)

O Auxílio emergencial no DF para motoristas foi uma das medidas adotadas em 2020 pelo Governo do Distrito Federal. Essa tinha como intuito minimizar os impactos gerados pela pandemia de Covid-19.

O benefício começou a ser pago no mês de junho de 2020, com parcelas de R$ 600. Porém, chegou ao fim em dezembro do mesmo ano. Atualmente, a região vem sofrendo com a 2ª onda da doença, e com a adoção de medidas de restrições mais severas.

Diante desse cenário, Ibaneis decidiu, junto com sua equipe, reeditar o Auxílio emergencial no DF. O anúncio da nova rodada de pagamentos foi feita na última terça-feira (27) pelo próprio governador.

De acordo com o anúncio serão pagas três parcelas de mesmo valor que no ano passado. Sendo assim, cada beneficiado irá receber, ao todo, R$ 1.8 mil. O auxílio será destinado a taxistas e motoristas de transporte escolar do Distrito Federal.

De acordo com o Secretário de Economia do DF, André Clemente, essas duas categorias continuam sendo afetadas pela pandemia e as medidas de restrições sociais. Principalmente os motoristas do transporte escolar, já que as aulas presenciais continuam suspensas.

O Projeto de Lei previa o pagamento do Auxílio emergencial no DF para motoristas de ônibus de turismo. Porém, durante a análise do texto, Ibaneis vetou a inclusão desse grupo. De acordo com o governador, haverá um projeto específico para a categoria do turismo.

Esse projeto ainda será encaminhado à Câmara Legislativa do DF. Dessa maneira, os motoristas de ônibus de turismo serão incluídos e receberam a ajuda necessária para enfrentar a crise gerada pela pandemia.

É importante lembrar que a inclusão dos motoristas de ônibus de turismo foi aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal no dia 14 de abril. Porém, o governador, como dito anteriormente, vetou essa parte do texto.

Requisitos para receber o Auxílio emergencial no DF

  • Estar inscrito, desde 31 de janeiro de 2020, no Cadastro de Permissionários/Concessionários da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal;
  • Estar registrado, desde 31 de janeiro de 2020, junto ao Detran-DF, na categoria de transporte escolar;
  • Não estar inscrito na dívida ativa do Distrito Federal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.