Semana do MEI promovida pelo SEBRAE tem início online; veja como participar

Os MEis (Microempreendedores Individuais) e potenciais empreendedores tem pela frente uma semana recheada de atividades e capacitações através da internet voltadas especialmente para eles. Esta é a finalidade da Semana do MEI 2021, uma ação nacional que acontece de forma simultânea e é realizada pelo Sebrae entre os dias 10 a 14 de maio.

Semana do MEI promovida pelo SEBRAE tem início na Paraíba; veja como participar
Semana do MEI promovida pelo SEBRAE tem início online; veja como participar (Imagem FDR)

Segundo dados da Receita Federal, na Paraíba existem atualmente 163.411 microempreendedores individuais. 

O tema deste ano é “Uma Nova visão para o futuro do seu negócio”. E a ação vai contar com uma programação nacional unificada com transmissões feitas pela internet no período da manhã. 

O período da tarde foi reservado para a programação estadual, com foco em palestras, tanto pelo site quanto pelo WhatsApp, oficinas e transmissões pela internet. A programação é toda gratuita.

Germana Espínola, a analista do Sebrae Paraíba responsável pelo evento em âmbito estadual, disse que a atração mais importante da edição deste ano da Semana do MEI é o empreendedor Rick Chesther, que ficou conhecido em todo o Brasil após aparecer em um vídeo ensinando, em apenas um minuto, várias estratégias para vender água mineral

O sucesso das dicas fez com que ele passasse a dar palestras em que conta histórias reais de transformação dos brasileiros, com foco na superação.

“A semana do MEI conta com uma programação diversificada, com o objetivo de auxiliar os empresários a superarem a atual crise e se adaptarem a esta nova realidade, mesmo que passageira, reestudando processos empresariais e recriando uma nova realidade de empreendedorismo”, disse a analista.

A semana também será uma oportunidade para as pessoas que desejam se formalizar. Esta formalização traz diversas vantagens para o empreendedor como um CNPJ e alvará de funcionamento sem taxas e burocracia, o que possibilita a emissão de nota fiscal e acesso a produtos e serviços bancários. 

“Destaco, ainda, o baixo custo mensal com tributos, tais como ICMS, ISS ou INSS, em valores fixos, e o acesso ao apoio técnico do Sebrae”, explicou Germana.

Os Meis possuem também direitos e benefícios previdenciários como aposentadoria por idade, invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte. De acordo com o Sebrae, no primeiro trimestre de 2021, a Paraíba teve 9.420 novos MEIs abertos.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.