Moradores de Palmas (TO), terão acesso a um novo auxílio emergencial. Mesmo com a aprovação do coronavoucher pelo governo federal, a prefeitura municipal informou que estará liberando mensalidades de R$ 200 para a população de baixa renda. O cadastramento no projeto foi iniciado nessa segunda-feira (26) e se estenderá até o dia 7 de maio.
Intitulado de Cartão da Família, o programa concederá um auxílio emergencial de R$ 200 para os moradores de Palmas que tiveram suas rendas afetadas pela pandemia. A previsão é de que cerca de 15 mil pessoas sejam contempladas ao longo das próximas semanas.
Inscrições abertas
Para poder participar o cidadão deve, até o dia 7 de maio, realizar sua candidatura feita pela internet. Ao acessar a página, basta preencher o formulário de identificação apresentada e anexar a documentação solicitada, como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.
O resultado deverá ser divulgado ainda na primeira quinzena de abril. Aqueles que tiverem o pedido indeferido terão um prazo de até três dias para levantar recursos e solicitar uma nova análise. O procedimento, por sua vez, deverá ser feito através do e-mail cartaodafamilia@palmas.to.gov.br.
Na sequência, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) fará uma revisão, liberando a resposta em até 5 dias. 15 dias depois o primeiro pagamento passará a ser efetuado.
Quem pode receber auxílio emergencial no Tocantins
Para receber é preciso:
- Ser maior de 18 anos
- Residir em Palmas há pelo menos um ano
- Ter renda familiar inferior a dois salários mínimos
- Nenhum membro do grupo familiar pode estar inscrito em outros programas de transferência de renda, nem receber benefício previdenciário ou assistencial
A gestão informou que a consideração de um grupo familiar será a partir de lares que tenham o cônjuge ou companheiro, os pais. E, na ausência de um deles, madrasta ou padrasto, irmãos solteiros, filhos e enteados solteiros e menores tutelados, todos devem viver na mesma casa.
Sobre o auxílio emergencial
Além de Palmas, há outras cidades concedendo seus programas de transferência de renda como Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, etc. Para acompanhar os cronogramas de inscrição e pagamento dos projetos, acesse nossa página exclusiva do coronavoucher.