Antecipar restituição do IRPF é uma boa ideia? Descubra condições dos bancos

Os brasileiros podem entregar o Imposto de Renda até dia 31 de maio, mas o calendário da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) não muda. Alguns podem até antecipar o recebimento em alguns bancos. Saiba como funciona.

publicidade
Antecipar restituição do IRPF é uma boa ideia? Descubra condições dos bancos
Antecipar restituição do IRPF é uma boa ideia? Descubra condições dos bancos (Imagem: FDR)

A antecipação nada mais é do que pedir um empréstimo no valor que será recebido na restituição. Assim, o banco te adianta o dinheiro e quando a Receita te pagar, o dinheiro será usado para quitar a dívida.

Essa pode ser uma opção para aqueles que precisam do dinheiro da restituição antecipado, mas vale lembrar que são cobrados juros por esse adiantamento. 

publicidade

Assim, os clientes devem estar atentos para não acabar se enrolando com os juros.

O que é a restituição do IRPF?

A restituição é o valor que muitas pessoas podem receber após fazer a sua declaração do imposto de renda.

Para isso é necessário que o contribuinte tenha recolhido mais imposto do que deveria, ao longo do ano. Com isso, a parte “extra” dessa contribuição é devolvida pela Receita.

Serão cinco lotes de restituição que serão pagos mensalmente nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. As datas serão as seguintes:

  • 1.º lote: 31 de maio de 2021
  • 2.º lote: em 30 de junho de 2021
  • 3.º lote: em 30 de julho de 2021
  • 4.º lote: em 31 de agosto de 2021
  • 5.º lote: em 30 de setembro de 2021

Como saber meu lote de restituição?

Não há como saber qual lote você será restituído, mas vale lembrar que quanto mais cedo entregar a sua declaração o contribuinte vai receber mais cedo a sua restituição.

publicidade

O primeiro lote leva em consideração os grupos prioritários como pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência, doença ou condição séria.

Após isso, a ordem de entrega da declaração entra como critério para receber a restituição. Por isso, é importante fazer a sua declaração o quanto antes, assim sua restituição será paga o mais rápido.

Como consultar a restituição?

A consulta só pode ser feita depois de um tempo que a declaração for entregue, no site da Receita. Porém, normalmente essa consulta só é aberta pela Receita Federal uma semana antes do pagamento do lote em questão.

publicidade

Vale a pena fazer a antecipação da restituição do IRPF?

Para saber se esta é a melhor alternativa para você, acesse o site dos bancos que oferecem essa opção. Como o Nubank, Banco do Brasil, Caixa, e Bradesco. Confira as condições para correntistas e não correntistas.

Tendo ideia das taxas é possível considerar se esta é mesmo uma boa opção, ou se vale a pena esperar para receber o valor integral.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.