Salário do INSS: DUAS formas de aumentar valor da sua pensão ou aposentadoria

Pontos-chave
  • Segurados do INSS podem aumentar seus salários;
  • Revisão na justiça garante reajuste de forma retroativa;
  • Doentes com cuidador tem direito a acréscimo de 25%.

Segurados do INSS podem aumentar o valor de seus salários. Diante da crise econômica que afeta todo o Brasil, milhares de brasileiros passaram a revisar a quantia recebida pela previdência social. Para aqueles que estão insatisfeitos com seus benefícios, há duas formas de solicitação de aumento validadas pela justiça.

Salário do INSS: DUAS formas de aumentar valor da sua pensão ou aposentadoria (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Salário do INSS: DUAS formas de aumentar valor da sua pensão ou aposentadoria (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Se você recebe salário do INSS, mas está insatisfeito com a quantia, fique atento. Perante a lei, o cidadão tem direito de aumentar o valor de seu benefício previdenciário.

No entanto, esse procedimento deve ser feito dentro das regras impostas pelo órgão, o que significa que o segurado deve comprovar estar recebendo uma quantia inferior ou solicitar o recurso de 25% caso tenha cuidador.

Revisão de salário pelo INSS

A forma mais tradicional de ter um aumento no valor do seu benefício previdenciário é através do pedido de revisão. Ele pode ser feito a qualquer momento, desde que haja uma identificação de inconsistências nas quantias repassadas.

De modo geral, o cidadão só deve solicitar uma nova análise depois de se certificar, com a ajuda de um especialista previdenciário, de que o valor pago em seu salário está fora da margem determinada pelo próprio INSS.

Ou seja, é preciso revisitar todo o seu histórico de trabalho e contribuições para refazer os cálculos de sua aposentadoria. Feito esse procedimento e comprovado que há erros, é hora de selecionar o tipo de revisão de seu interesse.

Quais as modalidades de revisão?

O cidadão pode optar pela revisão diretamente com o INSS, que significa não ter gastos com advogados. Nesse caso, o processo é inteiramente pelo órgão que fica com a responsabilidade de revisitar a base de dados do segurado para refuncionalizar o valor de seu salário.

É importante ficar atento pois a solicitação de revisão não garante o aumento. O valor só será reajustado se o órgão concordar com os erros sinalizados no processo. Caso haja a aceitação, a quantia será concedida em sua nova versão a partir do mês seguinte do fim da análise.

Revisões de aposentadoria do INSS no próprio instituto

  • Revisão após ação trabalhista;
  • Revisão de auxílios.

Porém, há ainda a chance de receber o benefício de forma retroativa. Nesse caso o cidadão precisa pedir a revisão pela justiça, o que significa a necessidade de um acompanhamento de um advogado previdenciário.

Caso o profissional comprove a desigualdade salarial de seu cliente, o mesmo terá direito de receber todo o acumulativo não repassado pelo INSS desde quando o erro foi aplicado. Ou seja, a revisão não será apenas considerando as mensalidades futuras, mas também o histórico previdenciário do segurado.

Revisões de aposentadoria do INSS na Justiça

  • Revisão do teto;
  • Revisão do buraco negro;
  • Revisão da vida toda;
  • Revisão para erro no cálculo de quem teve dois empregos ao mesmo tempo;
  • Revisão de Período insalubre.
Salário do INSS: DUAS formas de aumentar valor da sua pensão ou aposentadoria (Imagem: FDR)
Salário do INSS: DUAS formas de aumentar valor da sua pensão ou aposentadoria (Imagem: FDR)

Adicional de 25% na aposentadoria por invalidez

Outra forma de aumento é destinada exclusivamente para os segurados da aposentadoria por invalidez. Nesse caso, se o cidadão receber a ajuda de um cuidador, seja ele da família ou um profissional terceirizado, o INSS tem a obrigação legal de acrescentar mais 25% em seu salário.

O processo de solicitação desse reajuste é feito diretamente com o INSS que garante a concessão para aqueles que apresentem os seguintes quadros:

  • cegueira total;
  • perda de no mínimo nove dedos das mãos;
  • paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
  • perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
  • perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
  • perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
  • alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
  • doença que exija permanência contínua no leito;
  • incapacidade permanente para as atividades da vida diária;

Para ter acesso, basta se conectar ao Meu INSS e na aba da aposentadoria por invalidez solicitar o recurso. O órgão ficará responsável por analisar o pedido, levando em consideração toda a documentação e laudo médico do segurado que comprove a necessidade de um cuidador. Se o pedido for negado, há a possibilidade de recorrer na justiça.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.