Lista de espera do SISU: Como funciona a inscrição e processo seletivo?

Hoje, sexta-feira (23), é o último dia para os candidatos se inscreverem na lista de espera do SISU. A lista vale para àqueles candidatos que se inscrevem na seleção, mas não foram classificados nem na primeira e nem da segunda opção do curso que escolheram.

Lista de espera do SISU: Como funciona a inscrição e processo seletivo?
Lista de espera do SISU: Como funciona a inscrição e processo seletivo? (Imagem: Reprodução Portal FDR)

Lista de espera do SISU

O prazo para manifestar interessa na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2021 começou no dia 16 de abril e encerra hoje, 23 de abril de 2021.

Pode participar dessa seleção os candidatos que se inscrevem no programa e não foram selecionados em nenhuma das opções de curso no qual candidataram.

Para se inscrever o candidato deve acessar o site do programa e clicar no ícone “Participar da lista de espera”. Em seguida é necessário preencher um formulário de cadastro e escolher as opções de cursos que estão disponíveis, de acordo com cada instituição de ensino. A lista dos aprovados será divulgada no dia 27 de abril.

As vagas disponíveis são daqueles alunos que perderam o prazo de matrícula ou não apresentaram os documentos necessários como é pedido pelas instituições.

SISU 2021

O SISU de 2021 aconteceu um pouco mais tarde do que acontece nos outros anos. Isso deu-se pelo resultado do Enem de 2020, que divulgado apenas em março. Sendo assim, a seleção esperou o resultado ser divulgado e logo em seguida abriu as inscrições, no começo de abril.

A seleção deste ano contou com 206.609 vagas em 5.571 cursos superiores. Às vagas foram abertas em 109 faculdades públicas, nos cursos de graduação presencial ou na categoria de EAD.

Todas as instituições federais, participantes do SISU, reservaram 50% das suas vagas para o sistema de cotas. Esse sistema é exclusivo para estudantes de escolas públicas, para pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

A opção pelo sistema de cotas na demais faculdades participantes do SISU foram optativas. Algumas seguiram o mesmo modelo que as instituições federais, outras definiram suas próprias regras ou ações.

As inscrições começaram no dia 6 de abril e foram até 14 de abril. O prazo para realizar a matrícula termina hoje, 23, no entanto as regras de como realizar a matrícula e toda documentação necessária deve ser consultada com a instituição.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!