INSS isenta pensionistas do corte de salário por ESTE motivo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vai suspender o pagamento do benefício dos meses de maio e junho dos trabalhadores que não conseguiram realizar o agendar o acompanhamento de reabilitação profissional. Valendo para os atendimentos nas agências do órgão, ou daqueles que não conseguiram comparecer. 

INSS isenta pensionistas do corte de salário por ESTE motivo
INSS isenta pensionistas do corte de salário por ESTE motivo (Foto: FDR)

Essa reabilitação era ofertada para os segurados em algumas agências do país, porém, muitos relataram dificuldade no momento de marcar seu atendimento. 

O encaminhamento para a participação do programa é feito por médicos peritos do INSS, e só é feito quando entendem que há condições do retorno do segurado às atividades profissionais.

No processo, o segurado tem garantido o valor do benefício que recebia anteriormente. Porém, se não participar do programa, o benefício é suspenso. 

A reabilitação profissional é obrigatória para o profissional voltar ao mercado de trabalho, após um período incapacitado para trabalhar.

De acordo com o INSS, o processo oferece qualificação profissional por meio de cursos e treinamentos aos segurados do auxílio-doença, gerado por enfermidade ou acidentes.

E ainda, aos aposentados na ativa que estejam incapacitados para o trabalho que exercem habitualmente, mas em condições para outra função.

Meu INSS

O aplicativo Meu INSS está disponível tanto no site como no aplicativo. Por lá é preciso criar um login com seus dados pessoais, e informações como segurado da Previdência. 

Tendo o cadastro feito, o pensionista consegue resolver uma série de questões sem precisar sair de casa.

Serviços disponíveis

Sair da versão mobile