CNH Popular ganha nova edição no Rio Grande do Norte; saiba como participar

Na última quinta-feira (15), após investir cerca de R$600 mil, o governo do  estado do Rio Grande do Norte lançou uma nova edição do Programa CNH Popular, para a população. Essa ação possibilita a regularização da situação de trabalhadores que estão na informalidade, ou seja, que acabam dirigindo veículos mesmo não possuindo habilitação.

publicidade
CNH Popular ganha nova edição no Rio Grande do Norte; saiba como participar
CNH Popular ganha nova edição no Rio Grande do Norte; saiba como participar (Foto: Reprodução/G1)

Isso deve possibilitar a geração de empregos e renda para aqueles que desejam trabalhar como motorista de aplicativo, motoboy, taxista ou qualquer outra atividade que solicite a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

CNH Popular

As inscrições do programa começaram no dia 16 e vão até o próximo dia 30 de abril. Os interessados devem se inscrever no site do Detran-RN. 

publicidade

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever os cidadãos cadastrados no Bolsa Família e em outros programas assistenciais do estado do RN, como agricultores familiares, pescadores artesanais e pequenos produtores rurais.

A governadora do estado Fátima Bezerra disse que, “Todos nós sabemos a importância que tem a Carteira Nacional de Habilitação. Ela é uma ferramenta importante de trabalho. Com ela, a pessoa está credenciada a buscar trabalho e ter uma renda, uma oportunidade de garantir o sustento da família”.

Quantas vagas terão a CNH Social no Rio Grande do Norte?

Neste ano, serão oferecidas 353 vagas que foram divididas assim: 

  • 200 vagas para Primeira Habilitação Categoria A
  • 111 vagas para Primeira Habilitação Categoria B
  • 15 vagas para Mudança de Categoria C
  • 15 vagas para Mudança de Categoria D
  • 12 vagas para Mudança de Categoria E

CNH Popular

O Programa CNH Popular abrange a primeira habilitação e também mudanças de categoria para quem já é habilitado. Nenhuma taxa ou despesa decorrente dos cursos teóricos e práticos de direção veicular ministrados pelas autoescolas será cobrado dos beneficiários.

Existência da lei

De acordo com o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Francisco Medeiros, a lei foi criada por ele e a CNH Popular foi aprovada em 2011. Apesar disso, não foi regulamentada nesses 10 anos, o que impedia que o programa pudesse ser praticado.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

A proposta só foi resgatada no ano passado pelo deputado e agora foi regulamentada pelo governo do estado do Rio Grande do Norte.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.