Mercado Pago anuncia taxa de 2,99% para pagamentos no cartão de crédito

O Mercado Pago anunciou recentemente uma mudança nas taxas cobradas pela conta  digital para pessoa física e jurídica. Entre as alterações está a cobrança de taxa para pagamentos no crédito e novidades para os MEIs que utilizam a conta PJ (Microempreendedores Individuais). Confira.

Mercado Pago anuncia taxa de 2,99% para pagamentos no cartão de crédito
Mercado Pago anuncia taxa de 2,99% para pagamentos no cartão de crédito (Imagem: Divulgação Mercado Pago)

Nova tarifa 

A plataforma comunicou na semana passada a mudança nas taxas que incidem nos pagamentos de boletos através do cartão de crédito.

Até então, os usuários podiam pagar boletos com valor de até R$500 gratuitamente no crédito. Mas, a partir de 15 de maio, será cobrada uma tarifa de 2,99% em cada transação que utilize o cartão.

Os pagamentos à vista e que utilizam o saldo da conta digital, continuam isentos de cobrança. É importante lembrar que até o dia 15 do mês que vem, ainda é possível efetuar o pagamento de boletos de até R$500 sem a cobrança de taxas.

Procurado, o Mercado Pago não explicou a razão desta nova taxa. As demais plataformas de pagamento digital repassam para os clientes a taxa de uso do cartão, que geralmente não passa de 2,99%.

O Mercado Pago foi uma das pioneiras entre as carteiras digitais a disponibilizarem o serviço de pagamento de contas e boletos com o cartão de crédito. Porém, nos últimos anos a plataforma passou a restringir os valores máximos por mês e agora passa a cobrar esta nova taxa.

Novidades para MEIs

A plataforma comunicou também novidades no app, em especial nas formas de pagamento para pequenas empresas que utilizam os serviços do Mercado Pago. 

Os empreendedores que utilizam o QR Code para fazer cobranças, passam a contar com taxa zero nos pagamentos efetuados com o saldo de sua conta Mercado pago. 

Eles poderão ainda utilizar o cartão de débito de vários bancos como Santander, Banco do Brasil, Nubank, Inter, C6, Original, Bancoob, Sicredi, Agibank, BTG e Banco Pan para efetuar transações sem tarifas dentro da loja do Mercado Livre ou nos recursos do Mercado Pago.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile