Último dia para quitar IPVA 2021 com desconto para placas do 45 ao 65 no Pará

Os proprietários de veículos do Pará com final de placas 45 a 65 têm até esta segunda-feira (19) para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto. Os motoristas que não possuem multas de trânsito há dois anos podem garantir o IPVA 2021 com desconto de 15%.

Último dia para quitar IPVA 2021 com desconto para placas do 45 ao 65 no Pará
Último dia para quitar IPVA 2021 com desconto para placas do 45 ao 65 no Pará (Imagem: Montagem/FDR)

Além do desconto de 15%, para quem não tem multas de trânsito há dois anos, o contribuinte conta com outras possibilidades de benefícios. Ainda é possível ter 10% de desconto para quem não recebeu multas no ano passado; ou 5% de desconto nas demais situações. Cabe destacar que o benefício não é cumulativo.

O IPVA 2021 no Pará pode ser pago de três formas: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três vezes antes do vencimento, sem desconto; ou pagamento integral junto com o licenciamento, sem desconto.

Segundo o governo do Pará, após a data do licenciamento, o pagamento do IPVA será realizado com acréscimo de multas e juros.

Para antecipar o pagamento do imposto em três parcelas, será necessário se atentar à data final do calendário. Os prazos estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

Pelo Portal de Serviços da Sefa, os contribuintes também podem consultar o valor do imposto e emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Estas opções estão disponíveis no item IPVA Antecipação.

Pagamento do IPVA 2021 com desconto

Os contribuintes podem efetuar o pagamento na rede bancária autorizada (Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal), além das casas lotéricas.

Se o recolhimento do imposto não for antecipado, o IPVA será pago com o licenciamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PA).

Débitos vencidos do imposto

Para o parcelamento do IPVA em atraso — referente aos anos anteriores ao exercício atual — basta acessar diretamente o Portal de Serviços da Sefa.

Serviço

Em caso de dúvidas, o contribuinte do Pará pode ligar para o Call Center Sefa: 0800.725.5533. A ligação pode ser feita gratuitamente. O atendimento está disponível das 8h às 20h de segunda a sexta-feira. Ainda é possível falar pelo chat ou enviar email para [email protected].

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.