O serviço do Meu INSS que é ofertado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pode ser usado pelos aposentados e pensionistas. Já que a plataforma reúne diversos serviços e facilita o dia a dia de quem precisa.
Por meio dele, o contribuinte pode acessar as informações completas sobre a sua vida como trabalhador, para isso basta acessar a opção Extrato Previdenciário (CNIS).
Há também a opção de baixar esse extrato em pdf para facilitar a visualização e para tê-lo sempre que precisar.
Serviços disponíveis pelo Meu INSS
- Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
- Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
- Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
- Acesso ao extrato de empréstimo consignado
- Acesso ao extrato de imposto de renda
- Acesso à carta de concessão do benefício
- Agendamento e resultado de perícia médica
- Consulta à revisão do benefício
- Pedido de recurso de benefício por incapacidade
- Pedido de cessação de benefício por óbito
- Cadastro ou renovação de representante legal
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário
- Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
- Cadastro de pensão alimentícia
- Cálculo de contribuição em atraso,emissão e ou cálculo de GPS
- Atualização de dados cadastrais
Como criar login no site ou app?
- Para login é necessário realizar um cadastro no site do Gov.br;
- Primeiro acesse o Portal de Contas únicas de acesso do Governo;
- Clique em “Crie sua conta Gov.Br”;
- Selecione uma das opções de cadastro disponíveis e preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
- Crie uma senha pessoal segura.
Como recuperar a senha?
Para acessar o site e o Aplicativo Meu INSS, o usuário vai utilizar a mesma senha. Sendo assim, em caso de atualização, é preciso registrar a nova senha cadastrada.
Caso tenha esquecido sua senha do Meu INSS, é possível recuperá-la por e-mail ou SMS (mensagem de celular).
Além disso, o segurado pode responder as perguntas sobre a sua vida previdenciária. Para isso é só clicar em “Esqueci minha senha” e selecionar recuperar pelas perguntas.
Recuperando a senha do Meu INSS com o e-mail
O usuário será direcionado para o GOV.BR e deve colocar o seu CPF e clicar em “Esqueci minha senha”. Preencha o código para prosseguir com a alteração.
Em seguida responda novamente o reCAPTCHA e clique em Enviar Código, você receberá no seu e-mail cadastrado um código para recuperação da sua senha do Meu INSS. Volte no aplicativo e insira o código para confirmar a mudança e fazer a nova senha.
Recuperando a senha com SMS
Outra forma para poder recuperar sua senha do Meu INSS por mensagem no seu celular, o SMS.
Vale lembrar que essa opção só será válida se você informou o seu número de celular ao realizar o cadastro e se esse número estiver atualizado.