O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com a intenção de democratizar o acesso dos estudantes às instituições de ensino superior públicas. As vagas oferecidas são destinadas para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020.
O programa é gratuito, o estudante que se inscrever não paga nenhuma taxa e está isento do pagamento de mensalidades.
O Sisu não oferta bolsas de estudo, mas sim acesso a cursos de instituições públicas de ensino superior.
Quem pode participar do Sisu?
Os estudantes que desejam participar do Sisu devem ter participado da última edição do Enem. Além disso, é necessário que os candidatos não tenham zerado na redação.
Os candidatos que participaram da seleção de outras edições e não foram selecionados, não devem estar cursando nenhuma graduação antes.
Calendário SISU
Após mudança no período de inscrições, que ao invés de encerrar no dia 9 de abril foi encerrado no dia 14 do mesmo mês, todos os outros processos foram alterados.
Incluindo, os resultados, inscrição na lista de espera e a matrícula no SISU. Com isso, o novo calendário ficou:
- Inscrições: 4 a 9 de abril;
- Resultado chamada regular: 16 de abril;
- Prazo para participar da lista de espera: 16 a 23 de abril;
- Matrícula da chamada regular: 19 a 23 de abril;
- Convocação dos candidatos em lista de espera: 27 de abril.
Como fazer a matrícula no SISU
Após consultar no portal do SISU e confirmar que foi classificado para um dos cursos escolhidos, o próximo passo é fazer sua matrícula. Em tempos normais, isto é, sem restrição na circulação de pessoas, a matrícula podia ser feita nas universidades.
No entanto, devido as regras para conter as aglomerações, muitas universidades estão adotando novos sistemas. Por exemplo, preferindo a matrícula online com o envio dos documentos no site da instituição.
Outra alternativa é ligar no campus selecionado e agendar um horário para atendimento. Mas vale lembrar que todo esse processo e as regras são expostas exclusivamente pela universidade.
O processo da matrícula com todos os documentos necessários é obrigatório. Quem deixar de fazê-lo perde sua vaga, que será remanejada para a lista de espera.