IPVA e licenciamento em MG tem atendimento unificado; saiba como acessar

A Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF) anunciou que unificou o atendimento online sobre IPVA e Taxa de Licenciamento em todo o estado. Desde esta quarta-feira (14), os contribuintes já podem utilizar a plataforma para acessar serviços e tirar dúvidas sobre o IPVA e licenciamento em MG.

IPVA e licenciamento em MG tem atendimento unificado; saiba como acessar
IPVA e licenciamento em MG tem atendimento unificado; saiba como acessar (Imagem: Montagem/FDR)

O Governo de Minas Gerais informou que os contribuintes de todo o estado poderão acessar os serviços e resolver questões relacionadas ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e à Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) pela internet.

A novidade tem relação com a inclusão da opção para os contribuintes de Belo Horizonte. Até então, estes tinham que utilizar um canal específico. A plataforma do Governo de Minas está em funcionamento desde dezembro do ano passado.

A plataforma presta atendimento via formulário, que pode ser acessado pelo site da SEF, contemplando serviços e demandas que anteriormente precisavam de atendimento presencial.

Como vantagens, o canal conta com uma equipe de servidores especialistas. Estes profissionais foram selecionados especificamente para tratamento dos serviços relacionados a IPVA e TRLAV. Como resultado, há mais agilidade na solução das demandas.

Ao considerar as limitações de locomoção impostas pela pandemia de covid-19, os contribuintes passam a ter mais facilidade, pois não há mais a necessidade de sair de casa para resolver as questões relativas aos respectivos tributos.

Como acessar plataforma de atendimento sobre IPVA e licenciamento em MG

Os serviços relacionados aos tributos estão disponíveis pelo canal virtual “Fale com a AF – IPVA e TRLAV”. Por meio desta plataforma, os contribuintes poderão ter os seguintes serviços/assuntos atendidos:

  • IPVA – Acerto Autuação/Impedimento/Parcelamento/Protesto
  • IPVA – Acerto de Pagamento Guia /Duplicidade
  • IPVA – Cadastro de Locadora – Dúvidas
  • IPVA – Isenção – Dúvidas
  • IPVA – Leilão Impedimento (exceto leilão judicial)
  • IPVA – Parcelamento Indisponível na Internet
  • IPVA – Programa Bom Pagador
  • IPVA – Restituição – Dúvidas
  • TRLAV – Regularização – Taxa de Licenciamento

Ao todo, a Secretaria de Fazenda disponibiliza mais de 130 opções de serviços pelo atendimento virtual. Para ter acesso aos serviços, basta entrar em “Catálogos de Serviços”, presente no site da SEF. Atualmente, grande parte dos serviços é prestada pela SEF por meio digital.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.