Governo de São Paulo anuncia flexibilização de comércios no Plano SP

Nesta sexta-feira (16), o Governo de São Paulo anunciou que aumentará a flexibilização da quarentena. A nova medida prevê a reabertura do comércio e a autorização para a realização de cultos religiosos. A fase de transição no Plano SP entrará em vigor a partir deste domingo (18).

Governo de São Paulo anuncia flexibilização de comércios no Plano SP
Governo de São Paulo anuncia flexibilização de comércios no Plano SP (Imagem: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

De acordo com o vice-governador Rodrigo Garcia, a nova etapa do plano de flexibilização durará duas semanas, até dia 2 de maio. A nova fase de transição, entre a vermelha e a laranja, permite que as lojas possam abrir em horários reduzidos. Os cultos religiosos presenciais foram permitidos.

Fase de transição no Plano SP

A nova fase terá início no próximo domingo (18) e está dividida em dois períodos. Na primeira semana, de 18 a 23 de abril, o Governo de SP anunciou que a flexibilização valerá para o setor do comércio — incluindo lojas de shopping —, com funcionamento autorizado das 11h às 19h.

Neste período, também está autorizada a realização de cerimônias e cultos religiosos, mas com restrições. Será necessário seguir rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.

No período de 24 a 30 de abril, além dos estabelecimentos comerciais, o Governo paulista informou que estarão autorizadas as atividades ligadas ao setor de serviços.

Com esta autorização, a abertura poderá ser feita por estabelecimentos como: restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante), salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias.

O horário permitido de funcionamento será das 11h às 19h. As academias, no entanto, poderão abrir apenas das 7h às 11h e das 15h às 19h.

A fase de transição estabelece que a capacidade de ocupação permitida nos estabelecimentos será de 25%. O toque de recolher segue em vigência em todo o estado, das 20h às 5h.

Da mesma forma, continua em vigência a orientação para o teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e o escalonamento de horário na entrada e saída das atividades de comércio, serviços e indústria.

O Governo anunciou que a próxima atualização do Plano SP será feita a partir do dia 1 de maio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.