Calendário da vacinação em BH avança e inclui idosos com mais de 63 anos

Calendário de vacinação contra a covid-19 avança em BH. Nessa semana, a prefeitura municipal de Belo Horizonte informou que estará incluindo um novo grupo prioritário na campanha de imunização. A partir desta quarta-feira (14), os idosos com 63 anos em diante passarão a ser medicados.

Calendário da vacinação em BH avança e inclui idosos com mais de 63 anos (Imagem: Agência Minas)
Calendário da vacinação em BH avança e inclui idosos com mais de 63 anos (Imagem: Agência Minas)

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus segue sendo pauta prioritária na agenda pública de todo o país. Para quem mora em Belo Horizonte, a Secretaria de Saúde acaba de incluir um novo grupo na fila de prioridade.

Todas as pessoas a partir de 63 anos, nascidas até o dia 30 de abril, já podem realizar o cadastramento para tomar a vacina.

A aplicação da primeira dose para esse grupo começou a ser feita nesta quarta-feira (14) e seguirá ao longo de toda a semana. A campanha vem sendo realizada de 7h30 às 16h30, nos centros de saúde e postos fixos.

Para conferir o local mais próximo, basta se conectar ao portal da Prefeitura. Para quem aderir aos drive-thru o funcionamento é das 8h às 16h30.

Profissionais de saúde são convocados

Também nesta semana, será a vez de imunização para os profissionais de saúde. Nesse caso, é preciso ter entre 43 e 49 anos e ter efetuado um cadastro no site da prefeitura até o último dia 9. Para esse grupo, trata-se também da primeira dose.

Em caso de imprevistos que inviabilizem e comparecimento no horário informado, o trabalhador deverá remarcar procurando um novo local de aplicação nesta lista.

Ele deverá ainda apresentar um documento com foto, registro no conselho profissional (para profissionais de saúde), além de um documento que comprove vínculo com serviço de saúde, como contracheque, carteira de trabalho, entre outros.

A prefeitura ainda informa que é preciso cumprir os seguintes requisitos para ser medicado:

  • ser trabalhador da saúde em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte;
  • ter preenchido o cadastro para a vacinação de trabalhadores da saúde, de forma válida, até 23h59 de 9 de abril;
  • ter completado 43 anos ou mais até 30 de abril;
  • não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 15 dias;
  • não ter tido Covid com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.