Sefaz inicia cobrança da 3ª parcela do IPVA 2021 do Ceará nesta segunda (12)

Nesta segunda-feira (12), vence a terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Ceará. Os contribuintes podem ter acesso ao boleto de pagamento do IPVA 2021 do Ceará pela internet. Cerca de 2,3 milhões de veículos no Ceará são tributados.

Sefaz inicia cobrança da 3ª parcela do IPVA 2021 do Ceará nesta segunda (12)
Sefaz inicia cobrança da 3ª parcela do IPVA 2021 do Ceará nesta segunda (12) (Imagem: Montagem/FDR)

O IPVA 2021 do Ceará parcelado está dividido em cinco cotas. Após o pagamento da terceira parcela, as cotas seguintes deverão ser pagas nos dias 10 de maio e 10 de junho.

O Governo do Ceará espera arrecadar aproximadamente R$ 1,1 bilhão com o imposto. Do total recolhido no estado, metade do valor pertence ao Tesouro Estadual. A outra metade é destinada aos municípios onde os veículos são licenciados.

Calendário de vencimento do IPVA 2021 parcelado

  • Primeira parcela — 10 de fevereiro
  • Segunda parcela — 10 de março
  • Terceira parcela — 12 de abril
  • Quarta parcela — 10 de maio
  • Quinta parcela — 10 de junho

Pagamento do IPVA 2021 do Ceará

Os contribuintes podem emitir os boletos de pagamento pelos aplicativos Ceará App e Meu IPVA ou pelo site da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE). Para gerar o Documento de Arrecadação do Estado (DAE), será preciso informar o chassi do veículo ou o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa.

A rede autorizada para receber o IPVA 2021 inclui os bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú e casas lotéricas. O pagamento do imposto ainda pode ser feito com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

A Secretaria da Fazenda alerta que não envia boletos pelos Correios, por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Aplicativos Ceará App e Meu IPVA

Estas ferramentas estão disponíveis nas lojas dos sistemas Android e iOS. Os contribuintes podem acessar estes aplicativos em smartphones e tablets. Por meio destas opções, será possível emitir o boleto de pagamento, copiar o código de barras e realizar o pagamento pelo Internet Banking do celular.

Além disso, estes aplicativos possibilitam a realização de consultas sobre a situação do veículo. Para acessar a opção de pagamento do imposto, basta seguir estes passos: Selecione a opção “Pagar IPVA” e digite a placa e o Renavam.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.