Cadastro Único: Quais documentos levar para fazer a inscrição?

Apesar de uma parcela grande da população inscrita, muitas pessoas encontram dificuldades para fazer a sua inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Saiba como fazer o seu cadastro para ter acesso aos programas sociais como Bolsa Família, desconto na conta de luz e entre outros. 

Cadastro Único: Quais documentos levar para fazer a inscrição?
Cadastro Único: Quais documentos levar para fazer a inscrição? (Imagem: Reprodução/Google)

O que é o cadastro único?

O Cadúnico tem a intenção de buscar pessoas vulneráveis e que possuem prioridades para as políticas públicas. 

Neste cadastro são obtidas informações como:  características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Os beneficiários têm direito de receber benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Verde e Amarela e entre outros.

Ele é usado como meio para a seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.

Quem pode se inscrever no Cadastro Único?

Podem se inscrever as famílias que :

  • Possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Renda mensal total de até três salários mínimos
  • Famílias que têm recebem acima destes valores, mas que sejam público alvo de programas, benefícios e serviços específicos
  • Pessoas que moram sozinhas podem ser cadastradas, ou seja,famílias unipessoais;
  • Pessoas que vivem em situação de rua, sejam elas sozinhas ou com a família.

Como se cadastrar?

O cadastramento é feito presencialmente em uma unidade da assistência social do município, ou no CREAS ou CRAS.

No entanto, devido a pandemia, há locais que estão agendando os atendimentos. Por isso, procure mais informações na prefeitura do seu município.

Quais documentos levar?

  • O responsável familiar precisará levar apenas o próprio título de eleitor ou CPF
  • O comprovante de endereço é sugerido para não haver erros no ato do cadastramento
  • Os demais membros da família precisam ter um desses documentos: CPF, RG, certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de trabalho ou título de eleitor.

Como atualizar o cadastro?

É preciso que o cadastro seja atualizado a cada 2 anos ou sempre que houver alguma mudança no grupo familiar, seja de endereço, número de membros, renda, trabalho, entre outros.

Para isso, a família deve procurar o Setor Responsável pelo CadÚnico ou pelo Bolsa Família em sua cidade e fazer uma nova entrevista

Em alguns municípios oferecem os serviços de cadastramento e atualização cadastral nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).