Pedidos do BPC ainda estão disponíveis? Veja como fazer solicitação na pandemia

Segurados do INSS podem solicitar o BPC pela internet. Com a pandemia do novo coronavírus, parte significativa dos benefícios previdenciários passaram a ser concedidos inteiramente de forma virtual. No caso daqueles que precisam passar por perícias médicas, o governo anunciou mudanças quanto a realização do procedimento.

Pedidos do BPC ainda estão disponíveis? Veja como fazer solicitação na pandemia
Pedidos do BPC ainda estão disponíveis? Veja como fazer solicitação na pandemia (Imagem: FDR)

O BPC é um benefício destinado especificamente para os brasileiros que, por questões de saúde, não possam realizar suas atividades de trabalho.

Diferentemente do auxílio doença, ele é voltado para a população de baixa renda, tendo seu pagamento fixado de acordo com o piso nacional. E não exige contribuição para a Previdência Social.

Para poder ter acesso a ele é preciso também se submeter a uma avaliação médica. A perícia, normalmente, é realizada por profissionais vinculados ao INSS.

No entanto, com a permanência da covid-19, passou a ser terceirizada para os médicos públicos e privados sob escolha do segurado.

Como fazer a solicitação do BPC online?

O primeiro passo é se conectar ao Meu INSS e na aba do BPC dar entrada no pedido de solicitação. O cidadão deve preencher todo o formulário de identificação pessoal e histórico de trabalho e na sequencia anexar seus documentos.

Entre os registros, será preciso constatar um laudo médico comprovando a enfermidade que o impeça de trabalhar. Esse documento deve ser datado, sem chances de anos retroativos, explicando detalhadamente a situação de saúde do cidadão.

Uma vez anexado, basta enviar o pedido e aguardar o prazo para que a análise seja realizada.

Lista dos documentos para solicitar o BPC:

  • Certidão de Nascimento (solteiros);
  • Certidão de Casamento (casados ou divorciados);
  • RG (a partir de 16 anos);
  • CPF (a partir de 16 anos);
  • PIS/PASEP/NIS;
  • Carteira de Vacinação (para menores de 7 anos);
  • Título de Eleitor (a partir de 18 anos);
  • Carteira de Trabalho (a partir de 16 anos, mesmo que não esteja registrada);
  • Holerite recente (caso esteja trabalhando);
  • Extrato de benefício do INSS (pessoas que recebam algum benefício: aposentadoria, pensão, BPC);
  • Declaração Escolar (atualizada: pessoas de até 18 anos em creches ou escolas);
  • Comprovante de Residência (recente: máximo 2 meses);
  • Guarda de Menores (caso algum morador desta casa não esteja com o pai ou a mãe).
  • As famílias que recebem até 3 salários mínimos pode realizar o Cadastro Único. Após a realização do cadastramento, você e sua família receberão um número de indicação social NIS.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.