Jovem Aprendiz CIEE: Como fazer currículo para concorrer às vagas?

O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) é a maior empresa que oferece vagas para Jovem Aprendiz e Estagiário, além dos cursos de formação com ênfase no crescimento profissional de cada jovem. As vagas são atualizadas diariamente no site da instituição. Confira como fazer o currículo e se candidatar às vagas.

Jovem Aprendiz CIEE: Como fazer currículo para concorrer às vagas?
Jovem Aprendiz CIEE: Como fazer currículo para concorrer às vagas? (Imagem: Reprodução Portal FDR)

CIEE

O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) é uma instituição de ensino com unidades espalhadas pelo Brasil inteiro. Ele é o mediador entre os estudantes e os empresários.

Isto é, diariamente à instituição divulgada vagas de emprego para Jovem Aprendiz e Estagiários, além disso, todos os jovens têm cursos de formação oferecido pelos instrutores de ensino do CIEE.

As oportunidades oferecidas pelo CIEE são: programa de estágio, programa de aprendizagem, programa de trainee e empreendedorismo para jovens.

Como cadastrar o currículo no CIEE?

O primeiro passo para buscar às vagas e cursos disponíveis para o perfil de cada um é se cadastrar na plataforma.

Veja o passo a passo abaixo:

  • Acesse à plataforma e crie o seu perfil de Estudante;
  • Preenche as informações com os seus dados pessoais, coloque um e-mail e telefone atualizado, pois, as novidades de vagas são enviadas por lá;
  • Insira o nome da instituição de ensino e o nível da sua escolaridade;
  • Lembre-se de manter o cadastro atualizado.

Como consultar às vagas disponíveis?

Depois de ter feito o cadastro o próximo passo é efetuar o login no site. Lá estarão todas às vagas disponíveis, de Jovem Aprendiz e Estágio, de acordo com o seu perfil.

Além disso, você também consegue conferir todos os processos seletivos abertos. Os editais, fichas de inscrição e demais informações sobre os processos de seleção de órgãos públicos, empresas privadas, também ficam disponível no seu login de estudantes.

Lembrando que todos os serviços disponíveis do CIEE são gratuitos para os estudantes.

Diferença entre Estagiário e Jovem Aprendiz

A Lei Estágio 11.788/2008 diz que: “estudantes regularmente matriculados e frequentando as aulas nas modalidades ensino médio, ensino médio técnico e ensino superior e a partir dos 16 anos podem ser contratados como estagiários.

Conforme ficou estabelecido pela Lei Aprendizagem 10.097/2000 que, “os estudantes matriculados na aulas nas modalidades nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio, ensino médio técnico ou formado no ensino médio e a partir de 14 anos podem ser contratados como jovem aprendiz.”