Agências do INSS estão funcionando? Atendimento é diferenciado na pandemia

Segurados do INSS têm funcionamento das agências presenciais alterados pela pandemia. Diante da permanência do novo coronavírus, o Instituto Nacional do Seguro Social precisou reconfigurar o atendimento de suas unidades. A abertura varia de acordo com cada região do país, levando em consideração os índices de infectado.

Agências do INSS estão funcionando? Atendimento é diferenciado na pandemia (Imagem: Reprodução/Google)
Agências do INSS estão funcionando? Atendimento é diferenciado na pandemia (Imagem: Reprodução/Google)

Se você está precisando resolver pendencias com o INSS, é preciso ficar atento. O órgão vem digitalizando parte significativa de seus serviços, tendo em vista a necessidade de fechamento das suas agencias.

No entanto, há ainda alguns procedimentos que podem ser realizados presencialmente, a depender do local em que você reside.

No estado de São Paulo, por exemplo, parte das agÊncias previdenciárias estão abertas. O recebimento da população, por sua vez, vem sendo feito exclusivamente por meio de um agendamento prévio, medida também aplicada nos demais estados.

A grande maioria dos procedimentos feitos presencialmente nesse momento funcionam em sistemas como drive-thru, adotados pela pandemia. Nesse caso, o cidadão que precisar depositar algum documento vai e apenas o entrega nos pontos de apoio.

E como solicitar algum benefício no INSS?

No caso das solicitações de benefícios, o procedimento deve ser feito online. O cidadão deve se conectar no Meu INSS e selecionar o pagamento que tem interesse. Para quem precisará se sujeitar a uma avaliação médica, não se pode esquecer de anexar a documentação (atestado) que comprove a enfermidade.

O INSS reforça que nesse momento as perícias presenciais estão suspensas e por isso o envio dos exames feitos por médicos de preferência do cidadão são indispensáveis. A lista com os demais documentos anexados varia de acordo com o tipo do benefício.

E a prova de vida?

A prova de vida não precisa ser feita presencialmente nas unidades do INSS. Normalmente o cidadão renova seu benefício indo até uma agencia bancária. Porém, com a pandemia a atividade segue suspensa, o que significa que o órgão não fará cortes de salário por falta de atualização.

Tutoriais das plataformas digitais

Para você ficar por dentro dos procedimentos e passo a passo dos serviços digitalizados do INSS, acompanhe nossa página previdenciária exclusiva ou o nosso canal no YouTube. Em ambos os espaços você pode conferir guias de acesso aos mais variados tipos de benefício.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.