Agências do INSS estão funcionando? Atendimento é diferenciado na pandemia

Segurados do INSS têm funcionamento das agências presenciais alterados pela pandemia. Diante da permanência do novo coronavírus, o Instituto Nacional do Seguro Social precisou reconfigurar o atendimento de suas unidades. A abertura varia de acordo com cada região do país, levando em consideração os índices de infectado.

Agências do INSS estão funcionando? Atendimento é diferenciado na pandemia (Imagem: Reprodução/Google)
Agências do INSS estão funcionando? Atendimento é diferenciado na pandemia (Imagem: Reprodução/Google)

Se você está precisando resolver pendencias com o INSS, é preciso ficar atento. O órgão vem digitalizando parte significativa de seus serviços, tendo em vista a necessidade de fechamento das suas agencias.

No entanto, há ainda alguns procedimentos que podem ser realizados presencialmente, a depender do local em que você reside.

No estado de São Paulo, por exemplo, parte das agÊncias previdenciárias estão abertas. O recebimento da população, por sua vez, vem sendo feito exclusivamente por meio de um agendamento prévio, medida também aplicada nos demais estados.

A grande maioria dos procedimentos feitos presencialmente nesse momento funcionam em sistemas como drive-thru, adotados pela pandemia. Nesse caso, o cidadão que precisar depositar algum documento vai e apenas o entrega nos pontos de apoio.

E como solicitar algum benefício no INSS?

No caso das solicitações de benefícios, o procedimento deve ser feito online. O cidadão deve se conectar no Meu INSS e selecionar o pagamento que tem interesse. Para quem precisará se sujeitar a uma avaliação médica, não se pode esquecer de anexar a documentação (atestado) que comprove a enfermidade.

O INSS reforça que nesse momento as perícias presenciais estão suspensas e por isso o envio dos exames feitos por médicos de preferência do cidadão são indispensáveis. A lista com os demais documentos anexados varia de acordo com o tipo do benefício.

E a prova de vida?

A prova de vida não precisa ser feita presencialmente nas unidades do INSS. Normalmente o cidadão renova seu benefício indo até uma agencia bancária. Porém, com a pandemia a atividade segue suspensa, o que significa que o órgão não fará cortes de salário por falta de atualização.

Tutoriais das plataformas digitais

Para você ficar por dentro dos procedimentos e passo a passo dos serviços digitalizados do INSS, acompanhe nossa página previdenciária exclusiva ou o nosso canal no YouTube. Em ambos os espaços você pode conferir guias de acesso aos mais variados tipos de benefício.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.