Seguro desemprego, carteira de trabalho e CNH são emitidos pelo Poupatempo

População de São Paulo deve solicitar suas documentações pela internet. Diante da permanência do novo coronavírus, as unidades de atendimento do PoupaTempo devem permanecer fechadas até o dia 11 de abril. Dessa forma, quem quiser dar entrada no seguro desemprego ou até mesmo na CNH terá que recorrer as plataformas digitais.

Seguro desemprego, carteira de trabalho e CNH são emitidos pelo Poupatempo (Imagem: Reprodução/Google)
Seguro desemprego, carteira de trabalho e CNH são emitidos pelo Poupatempo (Imagem: Reprodução/Google)

Com o novo decreto municipal reformando ainda as medidas restritivas de contaminação pela covid-19, 82 postos de atendimento do Poupatempo SP ficarão de portas fechadas. A decisão será válida até a segunda semana de abril, o que significa que os atendimentos passaram a ser inteiramente online.

Quais serviços tenho acesso no Poupatempo?

Ao todo, o portal (www.poupatempo.sp.gov.br) vem ofertando 130 tipos de atendimento online. Por meio dele, é possível ainda dar entrada na retirada de documentações e solicitar serviços emergenciais através do Fale Conosco.

Entre as solicitações mais recorrentes, estão os pagamentos do seguro desemprego, da carteira de habilitação e carteira de trabalho. Em todos os casos, o cidadão deve revisar os critérios de obtenção dos documentos e se enquadrar nas regras de aquisição.

Cartilha de utilização do Poupatempo

De acordo com a gestão local, a população pode ainda ter acesso as cartilhas de informações sobre 21 dos diferentes serviços oferecidos para a população. O material está disponível gratuitamente e pode ser baixado também no site.

Por meio dele, o cidadão tem acesso a uma série de orientações e passo a passo de como usar o Poupatempo não só pelo site, como também pela sua versão de aplicativo. A ferramenta explica ainda o acesso aos seguintes dados:

Carteira de habilitação, atestado de antecedentes criminais, licenciamento, transferência de veículos, carteira de trabalho, título de eleitor, IPVA, seguro-desemprego. Além de outros atendimentos relacionados à Secretaria Estadual da Educação, nota fiscal paulista e Sabesp, entre outros.

Demais meios de comunicação

Por fim, o paulistano pode ainda utilizar o canal de vídeos da plataforma para ter mais detalhes sobre os atendimentos online. Ao todo, há 16 tutoriais de serviços a disposição.

Para mais informações sobre o governo de São Paulo durante a quarentena pela covid-19, fique de olho em nosso portal. Por meio dele você consegue acompanhar os decretos, calendários de vacinação e mais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.