Inscrições no SiSU 2021.1 abertas a partir de hoje (6) com a nota do ENEM

Nesta terça-feira (6), o Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para o SiSU 2021. Os candidatos terão até a sexta-feira (9) para fazer a inscrição no programa, e concorrer a uma vaga nas universidades públicas do país.

Inscrições no SiSU 2021.1 abertas a partir de hoje (6) com a nota do ENEM
Inscrições no SiSU 2021.1 abertas a partir de hoje (6) com a nota do ENEM (Imagem: André Coelho/Agência O Globo)

A inscrição para o SiSU 2021 já começou e todo o processo é feito de forma online, por meio do site do programa. O Sistema de Seleção Unificado é usado pelas universidades públicas, estaduais e federais do Brasil.

Para a seleção é usada a nota obtida pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. A prova foi aplicada no mês de janeiro e fevereiro, após adiamento, devido à pandeia de Covid-19.

Além dessa inscrição, haverá outra para a entrada no segundo semestre, como de costume. Para concorrer a vaga, os candidatos, além de terem realizado o Enem 2020, também precisam ter obtido uma nota superior a 0 na prova dissertativa-argumentativa.

Os candidatos que desejam concorrer a uma vaga no SiSU 2021 podem selecionar até duas opções de cursos. Porém, é necessário especificar a ordem de preferência. Além disso, os estudantes podem escolher se irá concorrer a vaga em ampla concorrência ou em cotas.

O SiSU 2021 disponibiliza a nota de corte todos os dias. Dessa maneira, os estudantes podem alterar a escolha dos cursos. Porém, essa mudança só poderá ser feita até o último dia de inscrição, ou seja, dia 9 de abril.

Em caso de empate de nota, o desempate será feito com base na renda familiar. Sendo assim, o desempate acontece no momento da matrícula e ficará com o candidato que comprovar a menor renda familiar.

Após essa data, a classificação será divulgada, com base na última alteração efetuada e confirmada. Devido ao atraso da aplicação do Enem 2020, a primeira edição do SiSU 2021 será feita em uma única chamada que deve ser divulgada no dia 13 de abril.

Dessa maneira, as matrículas nas instituições de ensino acontecerão entre os dias 14 a 19 de abril. O dia, assim como o horário e a localização da matrícula, será definido por cada universidade.

Para participar da lista de espera, os estudantes não selecionados para o ingresso no SiSU 2021 devem manifestar o interesse entre os dias 13 e 19 de abril, no site do programa. Porém, é necessário selecionar o curso desejado entre os dois indicados na inscrição.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.