Desde quinta-feira (1º) os usuários do sistema Pix já podem integrar as listas de contato dos celulares à ferramenta. Esta mudança visa facilitar a identificação de quem cadastrou o número de celular como chave Pix. Dessa forma, o Banco Central (BC) espera simplificar a experiência de pagamento com a funcionalidade.
Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Esta novidade do Banco Central busca diminuir os erros de digitação de dados. Como resultado, os pagamentos poderão ser feitos de forma mais prática.
A integração de contatos tem sido uma ferramenta amplamente utilizada em diversos aplicativos usados pelas pessoas.
Este recurso funcionará por meio do aplicativo da instituição que o usuário está cadastrado. O sistema coleta informações de telefone ou e-mail da lista de contados e as envia para o BC. Com isso, será possível saber quais dos dados coletados são uma chave Pix.
Em seguida, a transação financeira ocorre da mesma maneira. Cabe destacar que a funcionalidade somente poderá ser utilizada caso prestador de serviço de pagamento tenha aderido à novidade. Para poder utilizar a ferramenta, o usuário deve atualizar o aplicativo da instituição financeira.
Somente o celular e o e-mail fazem parte da funcionalidade. No momento em que a pessoa cadastra a chave Pix e concorda com o termo de consentimento, há associação com a agenda. O usuário possui liberdade para utilizar o recurso ou não. Se preferir, é possível pedir que a respectiva chave Pix seja excluída.
Apesar desta facilidade, o usuário deve estar atento durante todo o processo de transferência. Pelo fato de que a lista de contatos tende a ser de pessoas conhecidas, a nova funcionalidade oferece menores riscos.
Outra novidade para o sistema Pix
O Banco Central também revelou que os usuários finais poderão, em caso de mudança de nome, pedir a mudança das informações — como nome completo, nome empresarial e título do estabelecimento — sem precisar excluir ou registrar novamente a chave. Esta novidade entrará em funcionamento em abril.
Dessa forma, a funcionalidade facilitará, por exemplo, o ajuste quando uma pessoa mudar o nome em situação de casamento, ou quando uma empresa alterar o nome fantasia do estabelecimento.
O usuário final pessoa natural ainda poderá solicitar o vínculo de seu nome social à chave Pix.