PIX lança nova funcionalidade a partir deste mês; veja como usar

Desde quinta-feira (1º) os usuários do sistema Pix já podem integrar as listas de contato dos celulares à ferramenta. Esta mudança visa facilitar a identificação de quem cadastrou o número de celular como chave Pix. Dessa forma, o Banco Central (BC) espera simplificar a experiência de pagamento com a funcionalidade.

Pix lança nova funcionalidade a partir deste mês; veja como usar
Pix lança nova funcionalidade a partir deste mês; veja como usar (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Esta novidade do Banco Central busca diminuir os erros de digitação de dados. Como resultado, os pagamentos poderão ser feitos de forma mais prática.

A integração de contatos tem sido uma ferramenta amplamente utilizada em diversos aplicativos usados pelas pessoas.

Este recurso funcionará por meio do aplicativo da instituição que o usuário está cadastrado. O sistema coleta informações de telefone ou e-mail da lista de contados e as envia para o BC. Com isso, será possível saber quais dos dados coletados são uma chave Pix.

Em seguida, a transação financeira ocorre da mesma maneira. Cabe destacar que a funcionalidade somente poderá ser utilizada caso prestador de serviço de pagamento tenha aderido à novidade. Para poder utilizar a ferramenta, o usuário deve atualizar o aplicativo da instituição financeira.

Somente o celular e o e-mail fazem parte da funcionalidade. No momento em que a pessoa cadastra a chave Pix e concorda com o termo de consentimento, há associação com a agenda. O usuário possui liberdade para utilizar o recurso ou não. Se preferir, é possível pedir que a respectiva chave Pix seja excluída.

Apesar desta facilidade, o usuário deve estar atento durante todo o processo de transferência. Pelo fato de que a lista de contatos tende a ser de pessoas conhecidas, a nova funcionalidade oferece menores riscos.

Outra novidade para o sistema Pix

O Banco Central também revelou que os usuários finais poderão, em caso de mudança de nome, pedir a mudança das informações — como nome completo, nome empresarial e título do estabelecimento — sem precisar excluir ou registrar novamente a chave. Esta novidade entrará em funcionamento em abril.

Dessa forma, a funcionalidade facilitará, por exemplo, o ajuste quando uma pessoa mudar o nome em situação de casamento, ou quando uma empresa alterar o nome fantasia do estabelecimento.

O usuário final pessoa natural ainda poderá solicitar o vínculo de seu nome social à chave Pix.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.