Desde o dia 15 de março, os contribuintes passaram a contar com a possibilidade de pagar taxas federais, contribuições e serviços públicos não gratuitos com cartão de crédito. Diversos serviços poderão ser pagos pelo PagTesouro, a plataforma digital de pagamento e recolhimento do Tesouro Nacional.
Por meio do PagTesouro, os contribuintes terão a possibilidade de pagar serviços como multas de trânsito, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI), por exemplo.
Esta tecnologia visa alcançar um público que não possui grande acesso a produtos digitais. Com o novo sistema, um estrangeiro que visita o Brasil poderá pagar uma taxa com o cartão de crédito antes de retornar ao país de origem.
Vale destacar que, desde novembro, o contribuinte tem a opção de realizar pagamentos à Conta Única do Tesouro por meio do sistema Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC). O PagTesouro dispensa a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU).
Diversos órgãos já oferecem aos contribuintes o Pix dentro do PagTesouro. Entre eles, estão o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi); o Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF); a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por exemplo.
O PagTesouro
O PagTesouro é uma plataforma digital em que a população pode realizar pagamentos às entidades da Administração Pública Federal. Referentes a serviços como: certificação, importação de produtos, emissão de passaporte, além de multas eleitorais, de trânsito, ambientais e inscrições em cursos e concursos.
Esta plataforma foi desenvolvida em parceria com o Serviço de Processamento de Dados (Serpro). Com esta novidade recente, o cidadão poderá escolher a forma de pagamento mais conveniente.
O sistema funciona durante todos os dias, em todas as horas. Dessa forma, a pessoa pode realizar pagamento a qualquer momento — por meio do Pix, cartão de crédito ou boleto.
A transação tem compensação imediata. Dessa forma, o usuário passa a ter uma experiência completamente digital, sem interrupções no pagamento pelo serviço público.