Detran Digital: Veja porque é vantajoso atualizar seus dados online no MS

Normalmente, uma mudança de endereço já causa vários transtornos relacionados a atualização dos dados. Porém, o que muitos motoristas não sabem é que após uma mudança, o endereço da habilitação e do veículo precisam ser atualizado no Detran-MS.

Detran Digital: Veja porque é vantajoso atualizar seus dados online no MS
Detran Digital: Veja porque é vantajoso atualizar seus dados online no MS (Imagem: Divulgação/Detran-MS)

Este procedimento se tornou mais ágil, já que agora, ele pode ser feito de qualquer lugar e em qualquer hora. “A nova ferramenta é muito necessária e chega em boa hora, uma vez que estamos evitando sair de casa por conta da pandemia do Novo Coronavírus”, disse a diretora de Habilitação, Lina Issa Zeinab.

Saiba as vantagens em atualizar seu endereço no Detran-MS 

  • Ficar sabendo quando cometeu infração 

Determinadas infrações atacam passado batido por que as cometeu. Existem situações em que o condutor até sabe que cometeu um erro, porém acredita que ninguém percebeu.

Nestes casos, o Detran notifica os donos para que estes tenham conhecimento da infração cometida e também para que tenham tempo hábil para recorrer e justificar às observações. Mas, essa notificação é enviada somente pelos correios. Isto mostra a importância do endereço estar atualizado.

  • Justificativa e apresentação de recursos 

O Detran faz a análise dos recursos dos donos para autuações praticadas com veículos registrados em seu nome. Devem ser apresentadas as alegações e se elas forem conhecidas pelo órgão e o recurso provido, a multa é cancelada. Este processo deve ser feito em um período de 15 dias em caso de autuação ou 30 dias, se notificação de penalidade.

  • Identificação do condutor infrator 

Nos casos em que o proprietário recebe notificações de infrações atribuídas em seu veículo, mas que foram cometidas por outra pessoa que eventualmente conduziu o veículo, é possível recorrer pedindo a transferência da pontuação. Esse processo também possui prazo, a partir da notificação, de 15 dias.

  • Fraudes

Em casos de clonagem de placa de veículos, os fraudadores podem cometer infrações que podem vir a ser atribuídas ao seu veículo. Porém, entrando com um recurso simples junto ao Detran-MS, essa situação é resolvida rapidamente. Mas para tal é preciso estar com os dados sempre atualizados.

Como atualizar os endereços no Detran MS

Para atualizar seus dados, o proprietário deve acessar o site Meu Detran ou o aplicativo do órgão, fazer o cadastro e procurar por habilitação, alteração de endereço. E caso tenha algum veículo em seu nome, é necessário acessar também o ícone veículo, atualização de endereço.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.