Apenas 28 estudantes tiraram a nota máxima, 1.000 pontos, na redação do ENEM 2020. O que é um número bem menor do que o ano anterior e pode ser reflexo do alto índice de abstenções. Entenda agora como esses candidatos chegaram a esse desempenho.
Se de um lado o desempenho geral dos estudantes foi melhor do que na educação de 2019, do outro, apenas 28 participantes atingiram a nota máxima na redação.
No Exame Nacional do Ensino Médio de 2019 foram 53 notas máximas no texto dissertativo-argumentativo.
Desempenho dos estudantes na redação do ENEM 2020
Antes de tudo é preciso entender que o desempenho na redação do Exame é avaliado com base em 5 competências e a nota atribuída pode ir de 0 a 1.000 pontos.
Junto com a divulgação das notas, o INEP também publicou os dados gerais sobre o desempenho dos estudantes na prova de redação, confira abaixo:
A nota média que os estudantes atingiram no texto foi 588,74 pontos. Quanto a nota zero, tivemos uma redução do número de redações zeradas; que passou de quase 143 mil em 2019 para 87.567 (3,22% dos participantes).
Os motivos das notas zero são variados, mas previstos no edital do exame:
- Fuga do tema (quando o estudante não corresponde ao que foi proposto na redação);
- Cópia dos textos motivadores (que deveriam servir apenas como suporte);
- Produção insuficiente (textos com menos de 7 linhas);
- Fuga do tipo textual (o texto deveria ser dissertativo-argumentativo);
- Parte desconectada (ou seja, partes do texto que não fazem relação com outras);
- Textos em branco;
- Outros motivos.
Como 28 candidatos tiraram mil na redação?
A tão sonhada nota mil na redação do Enem vai ter que ficar para a próxima edição para a maioria dos estudantes que fez a prova, já que apenas 28 estudantes em todo o país atingiram a nota máxima.
Confira agora o que fala o estudante de Direito Savicevic Ortega Silva de Melo.
– O estudante usou diversas citações para dar credibilidade ao seu texto:
“citei o geógrafo Milton Santos e o historiador Sérgio Buarque de Holanda. Falei da tela Os Retirantes, de Cândido Portinari”, afirmou o estudante, Savicevic.
Já para a estudante Ludmila Mendonça, a prática de produção textual foi um diferencial.
“Minha professora incentivava muito a prática constante e hoje vejo o quanto foi importante. Além disso, construir um repertório sociocultural é algo desenvolvido ao longo dos anos”, pontuou Ludmila.
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