SEFAZ-RS encerra desconto de 20% no IPVA nesta quarta-feira (31)

Nesta quarta-feira (31), termina o prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) antecipado no Rio Grande do Sul com desconto máximo. O desconto máximo oferecido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-RS) chega a até 20,8%.

SEFAZ-RS encerra desconto de 20% no IPVA nesta quarta-feira (31)
SEFAZ-RS encerra desconto de 20% no IPVA nesta quarta-feira (31) (Imagem: Montagem/FDR)

Por meio do pagamento antecipado do IPVA 2021, os contribuintes do Rio Grande do Sul podem garantir a redução de 1% no pagamento realizado neste mês.

Além disso, há a oferta de descontos de Bom Motorista, de até 15% para quem tiver três anos sem infrações de trânsito; e Bom Cidadão, de até 5% para quem tiver 150 ou mais notas fiscais com CPF.

Os contribuintes que optaram pelo parcelamento do IPVA em três vezes, e realizaram o pagamento das duas primeiras parcelas no mês de janeiro e fevereiro, também precisarão realizar o pagamento da terceira e última cota até esta quarta (31).

Com isso, quem decidiu parcelar o imposto poderá garantir 1% na terceira parcela pela antecipação do pagamento.

Onde pagar o IPVA 2021

O IPVA 2021 poderá ser pago em qualquer agência, pontos de atendimento, aplicativo ou via home banking (internet) dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander.

O contribuinte ainda pode fazer o pagamento nas lotéricas da Caixa e no Banco do Brasil (somente para clientes). Para quem optou pelo parcelamento, o pagamento da terceira parcela não está disponível nas lotéricas. Sendo assim, a quitação será possível apenas nos sistemas dos bancos credenciados.

Para quitar este imposto, será preciso apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.

A taxa de licenciamento e multas podem ser pagas separadamente do IPVA. Com isso, o proprietário deve se atentar às datas de vencimento de cada uma das obrigações. Os dados relativos ao veículo podem ser acessados no site IPVA RS ou por meio do aplicativo do tributo (IPVA RS).

Vencimento por placas estabelecido pela Sefaz-RS

O vencimento por placas do IPVA 2021 começa no mês de abril. O calendário de vencimento por final de placas se inicia em 1º de abril e termina em 26 de abril.

As vantagens de Bom Motorista e Bom Cidadão podem ser acumuladas. Estes benefícios são garantidos até a data de vencimento da placa do veículo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.