Recentemente tem havido uma série de relatos sobre aposentados e pensionistas vítimas de golpe atreladas à prova de vida do INSS. O golpe é aplicado via WhatsApp, onde o criminoso obtém os números de documentos e demais dados pessoais que viabilizam fraudes financeiras.
O alerta foi feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o qual relatou que os golpistas têm se aproveitado do fortalecimento dos meios virtuais durante a pandemia da Covid-19.
Assim, chegaram até mesmo a criar um aplicativo falso capaz de solicitar que os segurados da autarquia fizessem a prova de vida anual através da plataforma.
A fase inicial do golpe acontece quando o criminoso entra em contato com a vítima através de ligação. Em casos específicos até menciona algumas informações pessoais sobre a vítima na tentativa de validar o golpe.
Posteriormente, uma mensagem é enviada para o WhatsApp da vítima requerendo o envio de fotos dos documentos pessoais para concluir o procedimento.
Neste sentido, é extremamente importante explicar que o INSS não tem o costume de fazer nenhum tipo de contato através de ligação telefônica, muito menos pelo WhatsApp, especialmente no que compete a um processo tão minucioso quanto a prova de vida.
O INSS entra em contato com o segurado apenas em casos específicos como para notificar sobre os trâmites de um requerimento ou procedimento, bem como para reagendar algum serviço.
Esse contato é feito através de canais oficiais da autarquia, como e-mail, SMS, carta e, em último caso, ligação telefônica. Os canais oficiais do instituto, são:
- Meu INSS: aplicativo para Android e iOS ou pelos sites: gov.br/meuinss ou meuinss.gov.br;
- Central de atendimento 135: o atendente não solicita senha nem dados pessoais do segurado;
- SMS: a mensagem de texto oficial pode ser identificada pelo número 280-41;
- Carta física ou e-mail.
Além do mais, os dados pessoais de cada aposentado ou pensionista devem ser fornecidos ao INSS somente quando o próprio instituto solicitar através de um dos canais oficiais mencionados.
Em seguida o segurado deve tentar um novo contato com a autarquia que irá pedir o número do CPF e nome da mãe para confirmar a identidade.
Também é preciso ressaltar que em virtude da complicação no cenário da pandemia da Covid-19, a prova de vida foi temporariamente suspensa mais uma vez. Sendo assim, medidas como cortes de benefícios por falta de renovação do procedimento não podem acontecer.
O retorno do procedimento estava previsto para o mês de maio de 2021, contudo o Governo Federal adiou a rotina por mais 30 dias. Por outro lado, estudos têm sido realizados com o intuito de identificar uma alternativa para que a prova possa ser feita remotamente.
Ressaltando que esta etapa do projeto foi viabilizada no dia 23 de fevereiro, contemplando mais de cinco milhões de beneficiários do INSS.