CNH gratuita! Detran abre inscrições para programa social nesta segunda-feira (29)

Moradores do Espírito Santo podem ter acesso a carteira de habilitação de forma gratuita. Na última semana, o governo do estado informou que estará abrindo inscrições para uma nova rodada da CNH Social. O projeto será administrado pelo Detran ES e permitirá que até o dia 07 de abril os interessados efetivem suas candidaturas. Acompanhe.

CNH gratuita! Detran abre inscrições para programa social nesta segunda-feira (29) (Imagem: Google)
CNH gratuita! Detran abre inscrições para programa social nesta segunda-feira (29) (Imagem: Google)

Boas notícias para quem deseja uma vaga no projeto CNH Social. O Detran ES está com as inscrições abertas. Ao todo, estão sendo ofertadas cerca de 2.500 vagas em cada fase, o que significa que haverão 8 mil carteiras de habilitação liberadas em 2021.

O governo informou que o programa contou com um investimento de R$ 11 milhões.

Quem pode participar?

Para poder se candidatar é preciso:

  • Estar inscrito no cadastro único
  • Ter os dados atualizados nos últimos 24 meses até o dia 12 de fevereiro de 2021
  • Ser maior de 18 anos
  • Morar no Espírito Santo
  • Ter uma renda familiar de até dois salários mínimos
  • Não ter processo impedido o direito da CNH

Do total de inscritos, 5% das vagas serão destinadas para quem tem deficiência.

Como participar da CNH Social?

Para poder se candidatar é preciso realizar a inscrição, exclusivamente pelo site www.detran.es.gov.br, até o dia 7 de abril. Ao abrir a página, o usuário deverá selecionar a aba ‘CNH Social’ à esquerda da tela e preencher o formulário que lhe será apresentado.

Todos os dados informados no site devem bater com o registro do Cadastro Único. Por fim, basta selecionar entre as opções de modalidade da carteira, sendo elas:

  • Primeira Habilitação categoria A (moto)
  • Primeira Habilitação B (carro)
  • Adição de categoria A (moto)
  • Adição de Categoria B (carro)
  • Mudança para Categoria D

Conforme explicou o diretor geral do Detran ES, Givaldo Vieira, o projeto visa aumentar as oportunidades no mercado de trabalho:

“O programa CNH Social entra neste pacote de medidas sociais como um importante meio de obtenção da habilitação e profissionalização dos condutores de maneira totalmente gratuita para abrir portas no mercado de trabalho. Vale lembrar que desde 2019 ampliamos a quantidade de vagas para as chamadas categorias profissionais, D e E, que oportuniza aos beneficiários dirigirem ônibus, vans, caminhões e carretas para empresas e de forma autônoma”, garantiu o gestor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.