CNH gratuita! Detran abre inscrições para programa social nesta segunda-feira (29)

Moradores do Espírito Santo podem ter acesso a carteira de habilitação de forma gratuita. Na última semana, o governo do estado informou que estará abrindo inscrições para uma nova rodada da CNH Social. O projeto será administrado pelo Detran ES e permitirá que até o dia 07 de abril os interessados efetivem suas candidaturas. Acompanhe.

CNH gratuita! Detran abre inscrições para programa social nesta segunda-feira (29) (Imagem: Google)
CNH gratuita! Detran abre inscrições para programa social nesta segunda-feira (29) (Imagem: Google)

Boas notícias para quem deseja uma vaga no projeto CNH Social. O Detran ES está com as inscrições abertas. Ao todo, estão sendo ofertadas cerca de 2.500 vagas em cada fase, o que significa que haverão 8 mil carteiras de habilitação liberadas em 2021.

O governo informou que o programa contou com um investimento de R$ 11 milhões.

Quem pode participar?

Para poder se candidatar é preciso:

  • Estar inscrito no cadastro único
  • Ter os dados atualizados nos últimos 24 meses até o dia 12 de fevereiro de 2021
  • Ser maior de 18 anos
  • Morar no Espírito Santo
  • Ter uma renda familiar de até dois salários mínimos
  • Não ter processo impedido o direito da CNH

Do total de inscritos, 5% das vagas serão destinadas para quem tem deficiência.

Como participar da CNH Social?

Para poder se candidatar é preciso realizar a inscrição, exclusivamente pelo site www.detran.es.gov.br, até o dia 7 de abril. Ao abrir a página, o usuário deverá selecionar a aba ‘CNH Social’ à esquerda da tela e preencher o formulário que lhe será apresentado.

Todos os dados informados no site devem bater com o registro do Cadastro Único. Por fim, basta selecionar entre as opções de modalidade da carteira, sendo elas:

  • Primeira Habilitação categoria A (moto)
  • Primeira Habilitação B (carro)
  • Adição de categoria A (moto)
  • Adição de Categoria B (carro)
  • Mudança para Categoria D

Conforme explicou o diretor geral do Detran ES, Givaldo Vieira, o projeto visa aumentar as oportunidades no mercado de trabalho:

“O programa CNH Social entra neste pacote de medidas sociais como um importante meio de obtenção da habilitação e profissionalização dos condutores de maneira totalmente gratuita para abrir portas no mercado de trabalho. Vale lembrar que desde 2019 ampliamos a quantidade de vagas para as chamadas categorias profissionais, D e E, que oportuniza aos beneficiários dirigirem ônibus, vans, caminhões e carretas para empresas e de forma autônoma”, garantiu o gestor.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.