Moradores do Espírito Santo podem ter acesso a carteira de habilitação de forma gratuita. Na última semana, o governo do estado informou que estará abrindo inscrições para uma nova rodada da CNH Social. O projeto será administrado pelo Detran ES e permitirá que até o dia 07 de abril os interessados efetivem suas candidaturas. Acompanhe.
Boas notícias para quem deseja uma vaga no projeto CNH Social. O Detran ES está com as inscrições abertas. Ao todo, estão sendo ofertadas cerca de 2.500 vagas em cada fase, o que significa que haverão 8 mil carteiras de habilitação liberadas em 2021.
O governo informou que o programa contou com um investimento de R$ 11 milhões.
Quem pode participar?
Para poder se candidatar é preciso:
- Estar inscrito no cadastro único
- Ter os dados atualizados nos últimos 24 meses até o dia 12 de fevereiro de 2021
- Ser maior de 18 anos
- Morar no Espírito Santo
- Ter uma renda familiar de até dois salários mínimos
- Não ter processo impedido o direito da CNH
Do total de inscritos, 5% das vagas serão destinadas para quem tem deficiência.
Como participar da CNH Social?
Para poder se candidatar é preciso realizar a inscrição, exclusivamente pelo site www.detran.es.gov.br, até o dia 7 de abril. Ao abrir a página, o usuário deverá selecionar a aba ‘CNH Social’ à esquerda da tela e preencher o formulário que lhe será apresentado.
Todos os dados informados no site devem bater com o registro do Cadastro Único. Por fim, basta selecionar entre as opções de modalidade da carteira, sendo elas:
- Primeira Habilitação categoria A (moto)
- Primeira Habilitação B (carro)
- Adição de categoria A (moto)
- Adição de Categoria B (carro)
- Mudança para Categoria D
Conforme explicou o diretor geral do Detran ES, Givaldo Vieira, o projeto visa aumentar as oportunidades no mercado de trabalho:
“O programa CNH Social entra neste pacote de medidas sociais como um importante meio de obtenção da habilitação e profissionalização dos condutores de maneira totalmente gratuita para abrir portas no mercado de trabalho. Vale lembrar que desde 2019 ampliamos a quantidade de vagas para as chamadas categorias profissionais, D e E, que oportuniza aos beneficiários dirigirem ônibus, vans, caminhões e carretas para empresas e de forma autônoma”, garantiu o gestor.