Cobrança de boletos vai continuar na antecipação de feriados? Entenda!

Como uma medida para conter o avanço da pandemia causada pelo coronavírus, os municípios estão optando pela antecipação de feriados de 2021 e até de 2022. Porém, essa mudança gera muitas dúvidas com relação ao vencimento das boletos e tributos.

Cobrança de boletos vai continuar na antecipação de feriados? Entenda!
Cobrança de boletos vai continuar na antecipação de feriados? Entenda! (Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Normalmente, as alterações em datas de vencimento são decretadas quando há feriado bancário, ou seja, quando não só as agências mas os sistemas de processamento não funcionam.

Neste caso, dos feriados antecipados, nem todos são feriados bancários e por isso o vencimento das contas não muda, mesmo que as agências estejam fechadas.

Feriados antecipados em SP

Algumas cidades do estado de São Paulo, não terão expediente bancário nas agências entre os dias  26 de março e 4 de abril de 2021. 

Como fica o vencimento das contas?

De acordo com o Banco Central, esses dias não serão considerados feriados bancários e por isso a data de vencimento das contas continuam sendo o mesmo

A Febraban informou que nos locais em que ocorrer a antecipação de feriados os bancos devem fazer atendimento de forma digital, via celular, internet e caixas eletrônicos.

Quais feriados foram antecipados?

Veja abaixo a lista dos feriados que foram antecipados em São Paulo:

2021

  • Corpus Christi (originalmente em 3 de junho) – antecipado para dia 26/03/2021 
  • Consciência Negra (originalmente em 20 de novembro) – antecipado para 29/03/2021

2022

  • Aniversário de São Paulo (em 25 de janeiro) – antecipado para dia 30/03/2021
  • Corpus Christi (em 16 de junho) – antecipado para dia 31/03/2021
  • Consciência Negra (em 20 de novembro) – antecipado para 01/04/2021

O que NÃO funciona entre 26/03 e 04/04?

  • Agências bancárias: as unidades irão permanecer fechadas, voltando ao funcionamento normal na segunda-feira, 5 de abril de 2021;
  • TED: o pagamento funciona normalmente. Apenas na sexta-feira, 2 de abril (feriado nacional) não haverá expediente para TED;
  • Pagamentos: vencimentos de boletos e faturas com vencimento durante essa semana não mudam. Somente as contas que vencem em 02/04 é que passam para o próximo dia útil. Ou seja, se você tem alguma conta que venceria dia 2 de abril, não precisa se preocupar. É possível pagá-la na segunda-feira, 5 de abril, sem juros e multas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!