Vendas na Páscoa: 10,5 milhões devem desistir dos ovos esse ano, diz pesquisa

Uma das datas mais aguardadas do ano se aproxima: a Páscoa. Porém, esse ano, devido a crise econômica causada pelo coronavírus e o endividamento das famílias, milhões de brasileiros devem deixar de comprar ovos de chocolate em 2021.

Vendas na Páscoa: 10,5 milhões devem desistir dos ovos esse ano, diz pesquisa
Vendas na Páscoa: 10,5 milhões devem desistir dos ovos esse ano, diz pesquisa (Imagem Google)

De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 102,7 milhões de brasileiros devem fazer compras para a Páscoa em 2021.

O que mostra uma diminuição de 10,5 milhões de consumidores em comparação com 2019. No ano passado, a pesquisa não foi feita.

Os dados do levantamento revelaram que 64% dos consumidores tem a intenção de  comprar presentes e chocolates para a Páscoa, enquanto 19% não pretendem ir às compras.

Existem também outros 16% que ainda não se decidiram. Na última Páscoa antes da pandemia, 72% responderam ter a intenção de fazer compras para data.

“A crise econômica gerada pela pandemia também está impactando as compras deste ano, de acordo com a pesquisa. Entre os que não devem comprar ovos ou chocolates porque estão endividados, desempregados, tiveram redução salarial ou estão distantes das pessoas que poderiam presentear, 78% afirmam haver influência do cenário da pandemia”, mostrou a pesquisa.

A pesquisa foi feita em parceria com Offer Wise Pesquisas. Consumidores das 27 capitais brasileiras foram ouvidos entre os dias 26 de fevereiro e 8 de março.

Razões para não comprar ovos nesta Páscoa 

Os motivos citados pelos consumidores para não comprar foram:

O levantamento mostrou também que 24% dos consumidores que pretendem comprar chocolates e presentes estão com contas em atraso e 66% com nome em restrição. Existe também uma parcela de 5% que provavelmente deixará de pagar alguma conta para comprar produtos para a data comemorativa.

De acordo com a pesquisa, o gasto médio dos consumidores ouvidos será de R$209,49 neste ano para a compra de 5 produtos em média.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile