Taxas do Detran e IPVA podem ser reduzidas no Piauí após aprovação de deputados

Na última terça, 23, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), aprovou o projeto de lei que estabelece o Programa de Recuperação de Créditos Fiscais. Este tem a finalidade de ajudar os contribuintes a regularizar os débitos relativos aos tributos estaduais, como IPVA e taxas do Detran, oferecendo redução de juros e multas.

Taxas do Detran e IPVA podem ser reduzidas no Piauí após aprovação de deputados
Taxas do Detran e IPVA podem ser reduzidas no Piauí após aprovação de deputados (Imagem: SEMDEC Teresina)

De acordo com a medida, fica garantida a redução de juros e multas relacionados aos tributos ocorridos até 31 de dezembro do ano passado. Desde que relativos a:

O Governo do Piauí apresentou o projeto com a finalidade de mitigar os impactos socioeconômicos decorrentes da pandemia do coronavírus. 

De acordo com a proposta, os contribuintes podem aderir ao programa até 31 de agosto. Contribuintes inscritos na dívida ativa também podem aderir. Os débitos tributários devem ser consolidados na data da solicitação de entrada no programa.

A proposta agora será encaminhada para votação na Comissão de Finanças e caso seja  aprovada, irá para votação no plenário. Todo este processo pode ser finalizado ainda esta semana.

Passando por aprovação, o projeto é encaminhado ao governador Wellington Dias (PT) para ser sancionado.

ICMS

A proposta, que ainda passará por aprovação, prevê a redução de:

Os créditos tributários que forem consequentes exclusivamente de penalidade pecuniária, por descumprimento de obrigações acessórias, terão diminuição de 90% do seu valor original e dos outros acréscimos legais, caso sejam pagos à vista. 

O pagamento não poderá ser andor a 50 UFR-PI se for de contribuintes na categoria de microempresa e de 200 UFR-PI se for nas demais categorias.

IPVA e Licenciamento do Detran

O projeto prevê a redução de:

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile