DETRAN-DF anuncia impressão gratuita para documentos emitidos no ‘Na Hora’

Desde segunda-feira (22), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) passa a imprimir, gratuitamente, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLVe). O serviço está disponível nos postos do Na Hora. Para a impressão, será preciso realizar agendamento.

Detran-DF anuncia impressão gratuita para documentos emitidos no Na Hora
Detran-DF anuncia impressão gratuita para documentos emitidos no Na Hora (Imagem: Renato Araújo/Agência Brasília)

Este serviço de impressão nos postos do Na Hora é recomendado apenas para os contribuintes que possuem dificuldades em acessar o documento digital. Sendo assim, o Departamento possui a recomendação que os proprietários priorizem a emissão do documento na forma eletrônica.

Esta orientação leva em consideração as medidas de segurança impostas pela pandemia de covid-19. De acordo com o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, a impressão feita nas unidades da autarquia não será em papel moeda.

Ele também ressalta que o Detran-DF não envia mais o documento impresso para a casa do cidadão. No entanto, caso não consiga imprimir na residência, ainda é possível receber a primeira via no balcão, gratuitamente.

Como agendar a impressão do documento anunciado pelo Detran-DF

Para a impressão do CRLVe nos postos do Na Hora, o contribuinte deve agendar o serviço pelo aplicativo Detran Digital ou pelo Portal de Serviços — no menu “Agendamento de Serviços” e ao escolher a opção: “Veículo e Habilitação (NA HORA).

De acordo com o Detran-DF, este documento do veículo será impresso em uma folha de papel A4.

Vale destacar que a emissão do CRLVe só acontece quando o veículo está devidamente licenciado. Ou seja, o bem não pode ter nenhum débito em aberto, como IPVA, taxa de licenciamento e multas. O veículo também não pode ter restrição de ordem administrativa ou judicial.

Como emitir e imprimir o CRLV digital

Desde o início do ano, este documento não é mais enviado às casas dos contribuintes. Para ter acesso à versão física, basta imprimir o documento em uma impressora caseira.

O contribuinte possui algumas alternativas para tirar e imprimir o CRLVe. O documento pode ser acessado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O CRLV possui atualização no aplicativo após o pagamento do IPVA e licenciamento.

O documento ainda pode ser obtido no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e no site do Detran-DF.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.