A capital paulista vai entrar em um “super feriado prolongado” a partir desta sexta, 26. Em meio a esta nova tentativa de conter o avanço do coronavírus na cidade, os bancos não terão atendimento presencial entre os dias 26 e março e 4 de abril.
Durante estes dias, os bancos realizarão atendimentos pela internet e nos caixas eletrônicos. Além disso, mesmo nas cidades em que o atendimento presencial das agências seja possível, ele será restrito.
Vencimento de contas e boletos
As datas de vencimento de contas e boletos permanecem inalterados nos municípios em que as agências não abrirão no feriado prolongado. Isto acontece, pois o Banco Central não considera esses dias como “feriados bancários”.
Feriadão em São Paulo
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, comunicou a antecipação de cinco feriados e alterações no rodízio de veículos na tentativa de conter o avanço de casos de coronavírus e aumentar o isolamento em SP.
“Antecipamos para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e dia 1º de abril, juntando inclusive com o feriado nacional que temos dia 2, Sexta-feira Santa. Então temos um prazo que vai do dia 26 até o dia 4 de abril sem dia útil para poder exatamente forçar a cidade de São Paulo a parar.”, disse o prefeito.
Durante o encontro com jornalistas, Covas explicou que serão antecipados dois feriados municipais de 2021 (Corpus Christi, previsto para 3 de junho, e Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro).
Três feriados municipais do ano que vem também serão antecipados (fundação de São Paulo, 25 de janeiro, Corpus Christi, 16 de junho, e Dia da Consciência Negra, 20 de novembro).
Ele disse ainda que debate a antecipação do feriado estadual da Revolução Constitucionalista, no dia 9 de julho.
A antecipação de feriados já foi aplicada no ano passado. Na ocasião, o prefeito antecipou os feriados de Corpus Christi e Consciência Negra justamente para tentar controlar a transmissão do vírus.
Esta nova antecipação tem a finalidade de descarregar o sistema de saúde e controlar a circulação de pessoas pela cidade. Nesta semana, o índice de isolamento social na capital ficou em torno de 45%.
O governo deseja atingir um patamar de isolamento perto dos 70% e que as empresas que permanecem funcionando mesmo com as restrições atuais interrompam as atividades nesses dias. Não foi informado se bancos e outros serviços vão aderir ao recesso.