Últimas semanas para quitar IPVA do Rio Grande do Sul com desconto de 20%

Termina no próximo dia 31, o prazo para pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021 com descontos de até 20,8%. Pagando este mês, o contribuinte ainda garante mais 1% pela antecipação. Confira os detalhes.

Últimas semanas para quitar IPVA do Rio Grande do Sul com desconto de 20%
Últimas semanas para quitar IPVA do Rio Grande do Sul com desconto de 20% (Imagem FDR)

Para atingir o desconto máximo, é necessário somar os benefícios de Bom Motorista (15% para três anos sem infrações de trânsito) e Bom Cidadão (5% para 150 ou mais notas fiscais com CPF).

O IPVA poderá ser pago em qualquer aplicativo ou através de home banking (internet) dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. No Banco do Brasil o pagamento só pode ser feito por clientes. Já nas casas lotéricas da Caixa Econômica Federal, o pagamento é somente presencial.

A taxa de licenciamento e multas podem ser quitadas separadamente do IPVA, e o dono do veículo deve se atentar às datas de vencimento de cada uma das obrigações. 

Para quitar os débitos, o contribuinte deve ter em mãos o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), ou informar a placa e o Renavam do veículo.

Para conferir os valores do IPVA, multas e pendências, o contribuinte deve ser acessar o site www.ipva.rs.gov.br. Ou, baixar o aplicativo IPVA RS disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play.

Terceira parcela do IPVA 

Os contribuintes que optaram pelo pagamento do tributo em três vezes, e efetuou o pagamento das primeiras duas parcelas em janeiro e fevereiro, devem pagar a terceira e última até o dia 31 de março. Fazendo isso, o contribuinte garante 1% na terceira parcela pela antecipação do pagamento.

O pagamento deve ser efetuado nos mesmos bancos citados acima, mas a opção de parcelamento não está disponível nas agências lotéricas da Caixa, sendo possível apenas nos sistemas dos bancos credenciados.

IPVA 2021 Rio Grande do Sul

  • Quem deve pagar: todos os donos de veículos automotores fabricados a partir de 2002.
  • Como pagar : O proprietário deve apresentar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) ou a placa do veículo e o Renavam. A taxa de licenciamento e as multas podem ser pagas separadamente do IPVA.
  • Onde efetuar o pagamento: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (agências lotéricas) e Banco do Brasil (somente para clientes). Também é possível pagar pela internet por meio dos serviços de home banking dos bancos credenciados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.