Governo aceita novas inscrições no auxílio emergencial de 2021? Descubra regras

Novo lote do auxílio emergencial inviabiliza a inclusão dos desempregados em 2020. Nas últimas semanas, o governo federal vem trabalhado para definir os critérios de recebimento das mensalidades do coronavoucher. Entre as determinações já anunciadas, está o processo de triagem daqueles já contemplados nas rodadas passadas.

Governo aceita novas inscrições no auxílio emergencial de 2021? Descubra regras (Imagem: Google)
Governo aceita novas inscrições no auxílio emergencial de 2021? Descubra regras (Imagem: Google)

O pagamento do auxílio emergencial 2021 foi confirmado, mas não deverá incluir parte significativa da população de baixa renda. De acordo com os informes concedidos pelo Ministério da Cidadania, o projeto só ofertará valores de até R$ 375 para quem foi segurado em 2020.

Isso significa dizer que, aqueles desempregados ou que tiveram suas rendas comprometidas ao longo dos últimos meses não poderão ser contemplados por meio de uma nova inscrição.

Segundo a equipe federal, não haverá um novo período de inscrição para a inclusão de novos pagamentos, ou seja, somente parte dos beneficiados de 2020 permanecerão na folha.

Processo de triagem do auxílio emergencial 2021

Para fazer a triagem, o governo deverá analisar os dados daqueles que estão inscritos no CadÚnico ou no aplicativo do auxílio emergencial. A seleção levará em conta os critérios de renda, onde não será possível beneficiar quem esteja acima de meio salário mínimo.

É importante ressaltar ainda que, mesmo quem estava incluso em 2020, não há a garantia da permanência do benefício. O governo explicou que aqueles que não mexerem no recurso ou então tiveram cortes no meio das rodadas também estarão excluídos dessa nova fase.

Ao longo das próximas semanas a Dataprev estará fazendo a análise dos dados para selecionar quem receberá o pagamento. A previsão é de que o processo seja encerrado ainda no fim de março para que o benefício passe a ser concedido em abril.

Entre os critérios de exclusão para quem foi contemplado em 2020, o governo anunciou:

  • Ter adquirido vínculo de emprego formal
  • Estar recebendo recursos financeiros provenientes de benefício previdenciário, assistencial, trabalhista ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o abono-salarial PIS/PASEP e os benefícios do Bolsa Família
  • Ter indicativo de óbito no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil – SIRC ou no Sistema de Controle de Óbitos – Sisobi ou ter o CPF vinculado à concessão de pensão por morte de qualquer natureza
  • Estar preso em regime fechado ou ter o CPF vinculado à concessão de auxílio-reclusão

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.