Calendário do IPVA do DF 2021 começa cobrança da 2ª parcela esta semana

Nesta semana, se encerram o prazo para o pagamento da 2ª parcela do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021 no Distrito Federal. Confira os detalhes.

Calendário do IPVA do DF 2021 começa cobrança da 2ª parcela essa semana
Calendário do IPVA do DF 2021 começa cobrança da 2ª parcela essa semana (Imagem FDR)

O calendário de pagamentos foi organizado com base no número final da placa dos veículos.

  • 1 ou 2  —   22 de março e março
  • 3 ou 4  —   23 de março
  • 5 ou 6  —   24 de março
  • 7 ou 8  —   25 de março
  • 9 ou 0  —   26 de março;

Já a terceira e última parcela deve ser paga entre os dias 26 e 30 de abril. As três parcelas são de valores iguais e sucessivos, e não podem ter valores inferiores a R$ 50. Caso o valor do IPVA seja menor que R$ 100, o tributo é cobrado em cota única.

De acordo com a Secretaria de Economia, este ano, foram enviados 1,267 milhão de carnês do IPVA. No total, o DF possui 1,330 milhão de veículos fabricados após 2006.

A quantidade de carnês enviados é menor ao total de veículos pois alguns automóveis têm imunidade, isenção ou não recaem sobre eles incidência do tributo. Existem também os veículos fabricados antes de 2006 que não recolhem IPVA.

Cálculo do IPVA 2021

O valor do IPVA é calculado com base no preço dos automóveis e a taxa que deve ser paga pelos motoristas é de em média 3% do preço do bem.

O tributo é uma responsabilidade de cada estado, porém geralmente para os carros usados, o preço médio cobrado no mercado no final do exercício anterior ao da cobrança é utilizado como base para o IPVA.

A base para os preços vem de publicações especializadas no assunto e, subsidiariamente nas redes revendedoras.

A cotação pode ser feita pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Já nos casos de carros zero, a base para a cobrança é o valor da nota fiscal.

Para os carros antigos que foram importados diretamente pelo consumidor, a base de cálculo aplicada é o preço indicado no documento de desembaraço aduaneiro. Com acréscimo dos demais impostos e encargos, mesmo nos casos de não recolhimento pelo importador.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.