Último dia para pagar IPVA do Pará com desconto de 15%

Os proprietários de veículos do Pará com finais de placas 44 a 64 poderão pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com desconto, até esta segunda-feira (22). O desconto no IPVA do Pará pode chegar a 15% para os motoristas que não possuem multas de trânsito há dois anos.

Último dia para pagar IPVA do Pará com desconto de 15%
Último dia para pagar IPVA do Pará com desconto de 15% (Imagem: Arquivo/Agência Pará)

Além do desconto de 15% no IPVA 2021, aos motoristas que não têm multas de trânsito há dois anos, o imposto pode ter outras condições de desconto. Os condutores que não receberam multas no ano passado podem garantir 10% de desconto.

Nas demais situações, há possibilidade de garantir 5% de desconto. Vale destacar que o benefício não é cumulativo.

Os contribuintes do Pará possuem três opções de pagamento do IPVA: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três vezes antes do vencimento, sem desconto; ou pagamento integral junto com o licenciamento, sem desconto.

Após a data do licenciamento, o pagamento do imposto será feito com acréscimo de multas e juros. Para que o motorista antecipe o pagamento do IPVA 2021 em três parcelas, será preciso observar a data final no calendário disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

O contribuinte ainda pode acessar o Portal de Serviços da Sefa, no item IPVA Antecipação, para realizar a consulta do valor do imposto. O contribuinte também pode emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), para pagamento em cota única ou parcelado.

O pagamento pode ser feito na rede bancária autorizada (Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal), além das casas lotéricas. Caso não haja antecipação do recolhimento do imposto, o IPVA será pago junto com o licenciamento do Detran.

Débitos vencidos do IPVA do Pará

No caso do parcelamento do IPVA em atraso — referente aos anos anteriores ao exercício atual —, pode ser realizado diretamente no Portal de Serviços da Sefa.

Em caso de dúvidas, os contribuintes podem entrar em contato em um destes canais:

  • pelo Call Center Sefa, 0800.725.5533 — a ligação é gratuita e atende das 8h às 20h de segunda a sexta-feira;
  • pelo chat;
  • pelo e-mail [email protected].

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.