Consumidor GOV ajuda brasileiros a consultarem queixas nas empresas; veja como usar

O site Consumidor GOV é um serviço público e gratuito que possibilita a comunicação direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo através da internet. Esse contato direto é feito em um ambiente totalmente público e transparente, dispensando assim a intervenção do Poder Público na tratativa individual. Saiba mais informações sobre a plataforma logo abaixo.

Consumidor GOV ajuda brasileiros a consultarem queixas nas empresas; veja como usar
Consumidor GOV ajuda brasileiros a consultarem queixas nas empresas; veja como usar (Foto: Google)

A ferramenta não designa um procedimento administrativo e não se confunde com o atendimento tradicional prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor. 

A participação de empresas é voluntária e a adesão precisa ocorrer formalmente, mediante assinatura de termo no qual se comprometem a conhecer, analisar e investir todos os esforços possíveis a fim de solucionar os problemas apresentados.

O consumidor, por sua vez, precisa identificar e comprometer-se a apresentar todos os dados e informações relacionadas à reclamação relatada.

Os dados das reclamações registradas na plataforma alimentam uma base de dados pública, com informações sobre as empresas que apresentaram os melhores índices de solução e satisfação no tratamento das reclamações. 

O desempenho das empresas participantes pode ser monitorado a partir do link Indicadores.

Através da aba Relato do Consumidor, existe a possibilidade de ler o conteúdo das reclamações, respostas das empresas e comentário final dos consumidores, sendo inclusive possível fazer pesquisas.

E acessando Dados Abertos, existe a possibilidade de obter os dados atualizados que alimentam os indicadores da plataforma.

Como registrar reclamações direcionadas às empresas

A plataforma possibilita que o consumidor registre reclamações voltadas às empresas cadastradas. Saiba como logo abaixo:

  •  Para conhecê-las, clique em Empresas Participantes.
  • Também é possível acessar a opção Empresas Participantes ao acessar no símbolo do Consumidor.gov.br.
  • Através do clique no símbolo, existe a possibilidade de ter acesso às seguintes opções: Veja como funciona, Indicadores de Desempenho, Infográficos e Últimas Reclamações.
  • Ao clicar em Veja como funciona, a página te direciona a informações e orientações a respeito do funcionamento da plataforma.
  • Ao clicar em Indicadores de Desempenho, a página irá para os rankings das empresas cadastradas na plataforma.
  • Ao clicar em Infográficos, é possível visualizar o total de reclamações finalizadas em cada região do Brasil, bem como o total por Unidade da Federação.
  • Ao clicar em Últimas Reclamações, você é direcionado à página com os relatos dos consumidores que registraram demandas na plataforma.

Para mais informações sobre o uso da plataforma, acesse o Guia Usuário – Consumidor, disponível em Publicações.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!