Como pedir empréstimo para micro empresas no Pronampe?

O Pronampe foi ampliado para R$12 bilhões, com a intenção de auxiliar pequenos negócios por meio da linha de crédito. O financiamento serviu para este período de pandemia causado pelo novo coronavírus que afetou a venda desses microempreendedores.

publicidade
Como pedir empréstimo para micro empresas no Pronampe?
Como pedir empréstimo para micro empresas no Pronampe? (Foto: FDR)

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), foi instaurado por meio da Lei nº13.999 no dia 18 de maio de 2020 e recebeu esse aumento da participação da União. 

No dia 29 de julho, a Câmara dos Deputados aprovou a ementa da Medida provisória 944/2020 para que seja implementado no orçamento de 12 bilhões do programa. A linha de crédito ficará disponível nos bancos que aderiram à parceria a partir de 15 de agosto de 2020.

publicidade

De acordo com Dados do Ministério da Economia apontou que 218 mil empresas foram contempladas com os recursos da primeira fase do Pronampe. A esperança é que mais empresários solicitem o crédito nesta segunda fase. 

O programa auxilia as empresas a não fecharem suas portas no período da pandemia causada pelo novo coronavírus e na movimentação da economia. 

Quem pode receber o Pronampe?

  • Microempresas que faturam até 360 mil anual;
  • Empresas de pequeno porte que geram até 4,8 milhões por ano. 

As empresas que podem ser contempladas pelo programa e podem ter o crédito aprovado, precisam estar em dia com as declarações enviadas à Receita Federal.

Qual a finalidade do crédito?

Os empresários podem usar a linha de crédito para investimentos, como compra de equipamentos, máquinas, reformas e outros.

Outra forma de usar é com as despesas como salário, pagamento de contas, compra de mercadorias, dentre outros.

publicidade

Qual a taxa de juros e o prazo de pagamento?

A taxa de juros do programa é de 1,25% ao ano, junto com a taxa Selic, que hoje é de 2%. Para o prazo máximo de pagamento das operações contratadas do programa é de 36 meses, com carência de oito meses para realizar o pagamento.

Qual o limite de crédito?

O limite do crédito é de 30% no faturamento. As empresas que foram criadas menos de 1 ano, o valor pode ser de 50% do capital social ou de 30% da média do faturamento mensal. 

Como pedir o financiamento?

É necessário acessar o site do banco que deseja, e preencher o formulário de interesse na opção de empréstimos e financiamentos para a nova linha de crédito. O gerente do banco entrará em contato para ofertar o pacote.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.