Paes decreta fechamento dos pontos de convivência e dificulta visita ao Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, publicou hoje, 19, um decreto que estabelece novas restrições válidas para o fim de semana (sábado e domingo). É mais uma tentativa de frear o crescimento da pandemia no município.

Paes decreta fechamento dos pontos de convivência e dificulta visita ao Rio de Janeiro
Paes decreta fechamento dos pontos de convivência e dificulta visita ao Rio de Janeiro (Imagem: Tiago Louvize/Unsplash)

O decreto proíbe o banho de sol na areia, os esportes como altinho e partidas de futevôlei, e o banho de mar e atividades econômicas por ambulantes e barraqueiros. 

O estacionamento na orla também foi proibido, com exceção para os moradores, idosos, portadores de necessidades especiais, hóspedes de hotéis e táxis. O prefeito fez um apelo para que as pessoas permaneçam em casa neste momento.

“A gente sabe que as praias não são local de grande transmissão por serem um espaço aberto, mas precisávamos sinalizar para a população que não dá para viver a vida normal”, disse Paes.

O prefeito criticou, sem citar nomes, o fato das pessoas estarem perdendo tempo com brigas e discussões, quando deveriam ser solidárias.

Paes fez questão de reforçar que não é negacionista e que desde do inicio do ano, vem recebendo pedidos para decretar um lockdown, mas que a medida ainda não é necessária, segundo sua avaliação.

As regras que já estão vigorando a respeito de outras atividades na cidade não serão alteradas. Porém, novas medidas de restrição podem ser aplicadas na semana que vem, quando o prefeito irá se reunir com o comitê científico da prefeitura. 

Segundo o decreto publicado hoje, a prefeitura pretende montar pontos de bloqueio nos acessos a cidade. A tentativa é de impedir a entrada de ônibus e outros veículos de fretamento usados para passeios ”bate e volta” entre a capital e outras cidades.

Para as outras atividades da cidade, as regras que foram comunicadas no último dia 10, permanecem válidas, pelo menos até a próxima segunda-feira (22).

  • Fica proibida a permanência de pessoas nas vias, áreas e praças públicas do Município no horário das 23h às 05h
  • Proíbe o funcionamento de eventos, festas e atividades transitórias em áreas públicas e particulares, incluindo-se as rodas de samba; as boates, casas de espetáculo e congêneres.

As  atividades econômicas permanecem com horários escalonados:

  • Serviços: início às 8h e encerramento às 17h
  • Administração Pública: início às 9h e encerramento às 19h
  • Comércio em geral: início às 10h30 e encerramento às 21h

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.