SEFAZ prorroga prazo de pagamento do IPVA em Goiás; confira novo cronograma

A Secretaria Estadual da Economia de Goiás alterou o prazo de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos com placas finais de 1 a 5. Os contribuintes com essas placas terão até agosto para quitar o IPVA em Goiás.

SEFAZ prorroga prazo de pagamento do IPVA em Goiás; confira novo cronograma
SEFAZ prorroga prazo de pagamento do IPVA em Goiás; confira novo cronograma (Imagem: Montagem/FDR)

A decisão de alterar o prazo de pagamento do IPVA 2021 de Goiás, dos veículos com placas finais de 1 a 5, faz parte de um conjunto de medidas do governo para amenizar os impactos financeiros da covid-19. Os novos prazos de pagamento variam conforme o número final da placa do veículo.

O pagamento da terceira parcela ou parcela única foi alterado para dia 5 de agosto para os veículos com placas finalizadas em 1, 2, 3, 4 e 5. Anteriormente, esse grupo tinha o vencimento previsto entre março e julho.

Os contribuintes que optarem pelo parcelamento do imposto também terão benefícios para a primeira e segunda parcela. A primeira parcela para as placas finais 4 e 5 foi prorrogada para dia 7 de junho. O prazo anterior de pagamento era para abril e maio.

Já a segunda parcela para o grupo de final 3, 4 e 5 foi prorrogada para dia 6 de junho. O calendário anterior previa pagamento para abril, maio e junho, respectivamente.

Novo cronograma de pagamento do IPVA em Goiás

  • Finais de placa 1, 2, 3, 4 e 5 (terceira parcela ou parcela única) — 5 de agosto
  • Finais de placa 4 e 5 (primeira parcela) — 7 de junho
  • Finais de placa 3, 4 e 5 (segunda parcela) — 6 de julho

De acordo com a superintendente de Política Tributária, Renata Noleto, o contribuinte já pode pagar o imposto, caso prefira. Para isso, basta emitir o Documento de Arrecadação (Dare) no site do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).

O pagamento pode ser realizado em qualquer banco, inclusive, de forma online. A superintendente ressalta que a medida tem o objetivo para dar mais tempo para quem não pode pagar neste momento. Mas quem já se programou e queira quitar o imposto, basta imprimir o Dare.

Essa é a segunda vez que o governo de Goiás prorroga o imposto durante a pandemia. A primeira havia sido em março do ano passado. O pagamento do licenciamento anual do veículo ao Detran, que ocorre com a última parcela do IPVA, também foi alterado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.