Licenciamento de veículos foi prorrogado com novo calendário em Rondônia

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Estado de Rondônia publicou a Portaria nº 379 de 12 de março de 2021. O texto diz que o licenciamento de veículos foi prorrogado como novo calendário em Rondônia.

Licenciamento de veículos foi prorrogado com novo calendário em Rondônia
Licenciamento de veículos foi prorrogado com novo calendário em Rondônia. (Imagem: Andre Borges/Agência Brasília)

Agora, o vencimento do licenciamento anual está previsto para ocorrer em conformidade com os prazos estipulados para o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Portanto, os proprietários de veículos com placas que terminam em 1, 2 e 3, podem pagar o documento até o dia 31 de maio de 2021.

Esta medida foi tomada com o objetivo de amparar esta parcela da população rondoniense e auxiliar no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Motivo pelo qual o Governo do Estado de Rondônia determinou uma série de medidas regidas pelo Decreto nº 25.859, de 6 de março de 2021.

Na oportunidade, o diretor-geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, disse que as deliberações foram tomadas em respeito ao Decreto nº 25.853, de 2 de março de 2021.

Este institui o Sistema de Distanciamento Social Controlado no intuito de prevenir a proliferação e contágio do novo coronavírus. Ressaltando que o Rondônia permanece em estado de calamidade pública, que resultou na suspensão dos atendimentos presenciais desde o dia 4 de março.

Desta forma, se necessário, os condutores podem recorrer aos serviços virtuais disponibilizados no portal do Detran Rondônia

Calendário de pagamento do Licenciamento 2021

Final da placa e prazo final para renovação 

  • 1, 2 e 3 = maio;
  • 4 = junho;
  • 5 = julho;
  • 6 = agosto;
  • 7 = setembro;
  • 8 = outubro;
  • 9 = novembro;
  • 0 = dezembro.

O que é o licenciamento de veículo?

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), consiste em um documento que assegura que tanto o carro quanto a moto se encontram em condições regulares, sendo liberados para circular livremente por vias públicas. 

Este documento tem caráter obrigatório, devendo estar sempre em posse do motorista.

Isso porque, se o motorista for abordado na direção sem portar o CRLV ou se estiver com o documento vencido, ele deverá pagar uma multa no valor aproximado de R$ 88,00. Além de perder três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Como adquirir o CRLV?

O documento pode ser adquirido pelo Departamento de Trânsito (Detran), seja presencialmente ou pela internet.

Porém, para que o CRLV seja emitido, o proprietário do veículo deve ter o Registro de Veículos Automotores (Renavam), bem como os comprovantes de taxas do seguro DPVAT, IPVA e respectivas multas. 

Sendo assim, se o veículo possuir algum débito não será possível obter o licenciamento.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.