IPVA SP: Placa final 7 tem até hoje (17) para quitar terceira parcela

Os proprietários de veículos com placas finalizadas em 7 têm até esta quarta-feira (17) pagar realizar o pagamento da terceira e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021. Este prazo vale apenas aos contribuintes que optaram pelo parcelamento do IPVA SP.

IPVA SP: Placa final 7 tem até hoje (17) para quitar terceira parcela
IPVA SP: Placa final 7 tem até hoje (17) para quitar terceira parcela (Imagem: Montagem/FDR)

O calendário de vencimento do IPVA 2021 parcelado segue até dia 22 de março para os veículos com placas finalizadas em 0. O prazo para quitar o imposto em cota única com desconto de 3% se encerrou em janeiro.

Os contribuintes podem consultar o valor do IPVA no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Para isso, será necessário informar o número do Renavam e placa do veículo. A consulta também pode ser feita em toda a rede bancária.

Para realizar o pagamento, basta comparecer a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam e realizar o recolhimento do imposto, por meio dos terminais de autoatendimento ou guichês de caixa.

O pagamento do IPVA SP também pode ser feito pela internet ou via débito agendado, ou por meio de outros canais oferecidos pela instituição bancária.

O imposto ainda pode ser quitado em casas lotéricas e com o cartão de crédito — nas empresas credenciadas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Calendário de vencimento do IPVA SP 2021

Prazos para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares:

  • Placa final 1 — 7 de janeiro; 9 de fevereiro; 9 de março
  • Placa final 2 — 8 de janeiro; 10 de fevereiro; 10 de março
  • Placa final 3 — 11 de janeiro; 11 de fevereiro; 11 de março
  • Placa final 4 — 12 de janeiro; 12 de fevereiro; 12 de março
  • Placa final 5 — 13 de janeiro; 18 de fevereiro; 15 de março
  • Placa final 6 — 14 de janeiro; 19 de fevereiro; 16 de março
  • Placa final 7 — 15 de janeiro; 22 de fevereiro; 17 de março
  • Placa final 8 — 18 de janeiro; 23 de fevereiro; 18 de março
  • Placa final 9 — 19 de janeiro; 24 de fevereiro; 19 de março
  • Placa final 0 — 20 de janeiro; 25 de fevereiro; 22 de março

IPVA 2021 para caminhões

No caso dos caminhões, o ciclo de vencimento do tributo tem diferença dos demais veículos. O pagamento pode ser feito de duas maneiras: à vista (em 15 de abril) ou em três parcelas (março, junho e setembro).

No caso do pagamento parcelado, a primeira fase acontece em março na mesma data dos demais veículos — conforme o número final da placa. A segunda parcela vence no dia 15 de junho e, a terceira, no dia 15 de setembro. Nestas duas últimas parcelas, o prazo vale para todas as placas.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.